quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mecanismos de defesa

Vou abrir aqui um pequeno parênteses para falar sobre mecanismos de defesa, citados na postagem anterior.


Quem não se interessar por psicanálise deve desprezar este post.


Sublimação:
Os impulsos originais são redirecionados para outros com o objetivo de reduzir a ansiedade e o conflito que a situação poderia causar. Ex: um casal não pode ter filhos então compra um cachorro.


Racionalização:
O indivíduo tenta inconscientemente justificar com explicações lógicas uma atitude questionável.


Repressão:
É a operação psíquica que tenta fazer desaparecer da consciência, impulsos ameaçadores, sentimentos, desejos, conteúdos desagradáveis, ou inoportunos.
Este conteúdo reprimido no entanto, não é eliminado e continua no inconsciente. O resultado seriam algumas doenças psicossomáticas que poderiam estar vinculadas à essa repressão (Ex. asma, artrite, frigidez, etc).


Projeção:
O indivíduo coloca no outro, sentimentos, desejos ou idéias que são dele próprio. Esse mecanismo ajudaria então a lidar de uma maneira mais fácil com esses sentimentos. A dificuldade em admitir determinadas "falhas" em nossa personalidade seria projetada no outro.


Identificação:
O indivíduo assimila alguma característica ou aspecto de outra pessoa, se transformando total ou parcialmente, adotando-a como modelo.


Deslocamento:
É um processo psíquico através do qual o todo é representado por uma parte ou vice-versa.Também pode ser uma idéia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada à ela. Ex.: Ao invés de agredir a uma determinada pessoa, a agressão é direcionada à outra, talvez mais fácil de se atingir.


Formação Reativa:
É um processo psíquico que se caracteriza pela adoção de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se então, numa reação contra ele. Uma definição: é o processo psíquico, por meio do qual um impulso indesejável é mantido inconsciente, por conta de uma forte adesão ao seu contrário. Ex.: Uma pessoa rígida em relação à moral ou sexualidade, pode estar ocultando seu lado permissivo e imoral.


Negação:
Quando ocorre algo que nos incomode profundamente, há a tendencia a não aceitar esse ocorrido, ou lembrá-lo de modo incorreto. Podemos fantasiar também o que houve na tentativa de distorcer e minimizar assim, o impacto do evento.


Regressão:
Quando a pessoa, vivendo uma fase difícil, retorna à atitudes anteriores. O indivíduo busca uma situação ou comportamento mais infantil. A criança pode voltar a esse estágio quando nasce um irmãozinho, voltando à chupeta ou à mamadeira.


Introjeção:
O indivíduo toma para si características de outra pessoa ou de seus ídolos.


Isolamento:
É um processo psíquico típico da neurose obsessiva, que consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligações com os outros pensamentos, ou com o autoconhecimento, ficam absolutamente interrompidas (completamente excluídos do consciente).


Substituição:
Processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que não pode ser possuído, é inconscientemente substituído por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. É uma forma de deslocamento.


Fantasia:
É um processo psíquico em que o indivíduo concebe uma situação em sua mente, que satisfaz a uma necessidade ou desejo, que não pode ser, na vida real, satisfeito.


Compensação:
É o processo psíquico em que o indivíduo se compensa por alguma deficiência, pela imagem que tem de si próprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele então passa a considerar como um trunfo.


Expiação:
É o processo psíquico em que o indivíduo quer pagar pelo seu erro imediatamente.


Quem se interessar no assunto e quiser saber mais detalhes ver o link abaixo:

http://fundamentosfreud.vilabol.uol.com.br/mecanismosdedefesa.html


BIBLIOGRAFIA
FENICHEL,O., Teoria Psicanalítica das Neuroses.Atheneu.2000
GREENSON,R.R., A Técnica e a Prática da Psicanálise. Imago.RJ. 1981
LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário de Psicanálise (2000), Martins Fontes S.P.
CARVALHO, UYRATAN . Psicanálise I . Isbn.RJ.2000
HENRY EY. Manual de Psiquiatria.5º Edição. Masson/Atheneu

4 comentários:

  1. aí eu pergunto:

    tem como não se identificar com um ou mais tipos de comportamento?

    =P

    ResponderExcluir
  2. Sim, quanto menos melhor. Se for zero melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Grosso modo, todos os mecanismos se encaixam em duas respostas básicas. Anulação ou transformação. Negação e repressão no primeiro caso e transformação para todos os outros mecanismos de defesa, há alguma superposição.
    Pergunto-me se também poderíamos considerar absorção como um mecanismo de defesa, isto é, diante de um agente nocivo ou que ameace a suposta integridade psíquica, ele simplesmente é absorvido, vivido e por fim dissipado - sem marcas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo Tarta. O pior é quando um conteúdo não construtivo é absorvido e passa a fazer parte da personalidade arquirida do indivíduo. Isto poderá trazer problemas futuros e dificilmente identificáveis, já que estará de certa forma oculto no inconsciente da pessoa.

    ResponderExcluir