quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Começo...

Como todos já sabem, os seres nascem, crescem, reproduzem e morrem.

A tendência natural da vida de um cidadão ao nascer é aprender a como viver em sociedade compartilhando os recursos disponíveis, e respeitar ao próximo. Devemos contribuir para a manutenção da continuidade da sociedade em que vivemos trabalhando, e se possível, participando da sua evolução e deixando a nossa marca para a história.

Como chegamos até aí ?

É fato inquestionável que acima de tudo o homem é um animal (seja racional ou não, seja criado a imagem e semelhança de Deus ou não...). Todo animal tem instintos, necessários para a sua sobrevivência e preservação da espécie.

Para evitar discussões inócuas em torno da origem da vida e do homem, vamos partir do ponto em que o homem pré-histórico já existia. É sabida que a tendência natural do homem desde suas origens sempre foi viver em bandos. Com sua forma física mais frágil do que a dos predadores selvagens, o homem possuía um diferencial o qual utilizava para garantir sua sobrevivência - sua inteligência era superior a dos outros animais, e em grupo esta vantagem tornava-se ainda maior.

A raça humana é uma das mais frágeis em seu nascimento. O bebê seria então completamente dependente da mãe por um longo tempo até conseguir caminhar por si só. A vida em grupo aumentaria as chances de sobrevivência da espécie. A necessidade de proteção era essencial. Dentro deste contexto pré-histórico começaram a se formar as primeiras versões de sociedade.

A necessidade de alimentação sugere que sejam organizados grupos para a obtenção de alimentos. Os principais alimentos eram obtidos através da caça. O homem por ter habilidades físicas inferiores as da maioria dos animais, utiliza sua inteligência para criar utensílios que facilitem a caça.

A existência de grupos sugere naturalmente o surgimento de líderes. O homem com sua racionalidade percebe que os utensílios utilizados para a caça também poderiam servir para subjugar outros homens. Assim começam a destacar-se os líderes, os quais assumem o controle dos grupos. Homens começam a aspirar pelo poder e controle dos recursos disponíveis.

Um comentário: