Vou abrir aqui um pequeno parênteses para falar sobre mecanismos de defesa, citados na postagem anterior.
Quem não se interessar por psicanálise deve desprezar este post.
Sublimação:
Os impulsos originais são redirecionados para outros com o objetivo de reduzir a ansiedade e o conflito que a situação poderia causar. Ex: um casal não pode ter filhos então compra um cachorro.
Racionalização:
O indivíduo tenta inconscientemente justificar com explicações lógicas uma atitude questionável.
Repressão:
É a operação psíquica que tenta fazer desaparecer da consciência, impulsos ameaçadores, sentimentos, desejos, conteúdos desagradáveis, ou inoportunos.
Este conteúdo reprimido no entanto, não é eliminado e continua no inconsciente. O resultado seriam algumas doenças psicossomáticas que poderiam estar vinculadas à essa repressão (Ex. asma, artrite, frigidez, etc).
Projeção:
O indivíduo coloca no outro, sentimentos, desejos ou idéias que são dele próprio. Esse mecanismo ajudaria então a lidar de uma maneira mais fácil com esses sentimentos. A dificuldade em admitir determinadas "falhas" em nossa personalidade seria projetada no outro.
Identificação:
O indivíduo assimila alguma característica ou aspecto de outra pessoa, se transformando total ou parcialmente, adotando-a como modelo.
Deslocamento:
É um processo psíquico através do qual o todo é representado por uma parte ou vice-versa.Também pode ser uma idéia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada à ela. Ex.: Ao invés de agredir a uma determinada pessoa, a agressão é direcionada à outra, talvez mais fácil de se atingir.
Formação Reativa:
É um processo psíquico que se caracteriza pela adoção de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se então, numa reação contra ele. Uma definição: é o processo psíquico, por meio do qual um impulso indesejável é mantido inconsciente, por conta de uma forte adesão ao seu contrário. Ex.: Uma pessoa rígida em relação à moral ou sexualidade, pode estar ocultando seu lado permissivo e imoral.
Negação:
Quando ocorre algo que nos incomode profundamente, há a tendencia a não aceitar esse ocorrido, ou lembrá-lo de modo incorreto. Podemos fantasiar também o que houve na tentativa de distorcer e minimizar assim, o impacto do evento.
Regressão:
Quando a pessoa, vivendo uma fase difícil, retorna à atitudes anteriores. O indivíduo busca uma situação ou comportamento mais infantil. A criança pode voltar a esse estágio quando nasce um irmãozinho, voltando à chupeta ou à mamadeira.
Introjeção:
O indivíduo toma para si características de outra pessoa ou de seus ídolos.
Isolamento:
É um processo psíquico típico da neurose obsessiva, que consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligações com os outros pensamentos, ou com o autoconhecimento, ficam absolutamente interrompidas (completamente excluídos do consciente).
Substituição:
Processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que não pode ser possuído, é inconscientemente substituído por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. É uma forma de deslocamento.
Fantasia:
É um processo psíquico em que o indivíduo concebe uma situação em sua mente, que satisfaz a uma necessidade ou desejo, que não pode ser, na vida real, satisfeito.
Compensação:
É o processo psíquico em que o indivíduo se compensa por alguma deficiência, pela imagem que tem de si próprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele então passa a considerar como um trunfo.
Expiação:
É o processo psíquico em que o indivíduo quer pagar pelo seu erro imediatamente.
Quem se interessar no assunto e quiser saber mais detalhes ver o link abaixo:
http://fundamentosfreud.vilabol.uol.com.br/mecanismosdedefesa.html
BIBLIOGRAFIA
FENICHEL,O., Teoria Psicanalítica das Neuroses.Atheneu.2000
GREENSON,R.R., A Técnica e a Prática da Psicanálise. Imago.RJ. 1981
LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário de Psicanálise (2000), Martins Fontes S.P.
CARVALHO, UYRATAN . Psicanálise I . Isbn.RJ.2000
HENRY EY. Manual de Psiquiatria.5º Edição. Masson/Atheneu
Denise Frossard, arivedete Brasile!
-
Quem lê meu blog, percebe que volta e meia eu falo da ex-juíza e
ex-deputada federal Denise Frossard. Falo porque ela é uma figura *sui
generes* , alegre...
Há um ano
aí eu pergunto:
ResponderExcluirtem como não se identificar com um ou mais tipos de comportamento?
=P
Sim, quanto menos melhor. Se for zero melhor ainda.
ResponderExcluirGrosso modo, todos os mecanismos se encaixam em duas respostas básicas. Anulação ou transformação. Negação e repressão no primeiro caso e transformação para todos os outros mecanismos de defesa, há alguma superposição.
ResponderExcluirPergunto-me se também poderíamos considerar absorção como um mecanismo de defesa, isto é, diante de um agente nocivo ou que ameace a suposta integridade psíquica, ele simplesmente é absorvido, vivido e por fim dissipado - sem marcas.
Concordo Tarta. O pior é quando um conteúdo não construtivo é absorvido e passa a fazer parte da personalidade arquirida do indivíduo. Isto poderá trazer problemas futuros e dificilmente identificáveis, já que estará de certa forma oculto no inconsciente da pessoa.
ResponderExcluir