sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Exercendo o Poder

Ao exercer o poder, o líder não busca apenas atingir aos seus objetivos primários e dos grupos que o apoiam, mas também assegurar sua continuidade naquela posição.

O líder para ser obedecido necessita ter o respeito e confiança do povo, caso contrário terá que se impor através da força e repressão. Em muitos casos pode-se chegar a falar em nome de entidades superiores, místicas ou religiosas que supostamente são respeitadas pelo povo para exercer o poder.

Podemos citar como exemplos alguns fatos históricos.

Moisés quando estava conduzindo os hebreus que haviam sido escravizados no Egito, chegando no Monte Sinai recebeu as duas Tábuas contendo os Dez Mandamentos de Deus. Ao retornar encontrou o povo adorando a imagem de um carneiro de ouro, a qual supostamente oferecia muito mais prazeres materiais. Quando Moisés comunicou que as tábuas havias sido escritas pelas "mãos" de Deus, o povo imediatamente descartou o carneiro e voltou a submeter-se à liderança de Moisés e respeitar a Deus.

Este exemplo mostra que a união entre Moisés e Deus, e os supostos milagres que ocorreram durante a caminhada, consolidaram a liderança de Moisés ao seu povo.

Desde a antiguidade, em diversos povos, a política e a religião caminharam lado a lado. Embora fosse necessária a existência de um exército para a manutenção do poder, o estado utilizava a crença do povo como um meio de facilitar o seu comando. Em muitas civilizações havia o endeusamento dos líderes supremos (Ex.: faraós, césares). Quando surgiam religiões que questionavam a superioridade dos líderes, os seus membros eram perseguidos e condenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário