sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mantendo o Poder

Uma vez conquistada a liderança, o próximo passo não menos complicado é mantê-la. Sempre haverão pessoas apoiadas por grupos com interesse em tomar o poder o mais breve possível. Qualquer falta de poder ou deslize demonstrado pelo líder poderá ser suficiente para enfraquecê-lo. É como em um tabuleiro de xadrez, o jogador tem suas peças e posição sob pressão por todo o tempo, cabendo a ele utilizar tudo o que tem para garantir sua estrutura intacta e partir para o ataque. Se a qualquer instante apresentar fraqueza em algum ponto, toda a força do inimigo poderá ser focada naquela vulnerabilidade para destruí-lo. Há aqueles que preferem seguir o princípio "a melhor defesa é o ataque", procurando manter os seus opositores acuados e garantir-se no poder.

Pode-se observar ao longo da história líderes utilizando várias formas diferentes para se impor diante do povo, defendendo assim os interesses dos grupos que os apoiavam. Em raras excessões certos homens agiram sozinhos, lutando por seus ideais ou pelo que consideravam ser um bem comum.

Nos primórdios, assim como em bandos de várias espécies de animais, a força física do líder era o elemento principal para a conquista e manutenção do poder. Mas no decorrer dos tempos, com a evolução do pensamento humano, as estruturas foram ficando mais complexas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário