quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Luta pelo Poder

Bem, vamos retornar à nossa história. Partimos de "O Começo...", e seguimos com  "O início da transformação".

Com a evolução da inteligência humana, o sentimento de aspiração pelo poder e controle dos recursos disponíveis fazem que alguns componentes dos grupos passem a destacar-se, seja inicialmente por força física, ou por maior capacidade de articulação, objetivando a conquista da liderança.

O poder além de fazer bem ao ego, eleva o status e oferece muitas vantagens ao indivíduo no grupo. Assim começa desde os primórdios a luta pelo poder e liderança.

O indivíduo que aspira pelo poder pode ter diversos motivos, explícitos ou implícitos, seja por pura antropofilia, ou para simplesmente obter benefícios, mas em geral por razões intermediárias entre estes. Muitas vezes nem o próprio indivíduo sabe ou assume para si próprio suas verdadeiras intenções. Como sempre, os mecanismos de defesa mencionados em postagem anterior se manifestam. Se você analisá-los irá perceber que vários dos mecanismos citados servem para explicar o que se passa na mente dos líderes.

Mas não paramos por ai. A mente humana trabalha incessantemente. Os sentimentos e instintos primitivos embora sempre irão permanecer latentes no interior de nosso inconsciente podem ser ocultados, camuflados, mas acabam vindo à tona em diversas situações. Toda esta mistura de sentimentos, emoções e ambições vão fazendo com que homens se unam em subgrupos que possuam interesses comuns, os quais podem até chegar a lutar, agredir ou mesmo matar outras pessoas a fim de atingir a seus objetivos. O candidato a líder poderá ter que negociar com grupos buscando a união de interesses, confiança mútua e assumindo compromissos e dívidas a serem quitadas quando assumir o poder.

Um candidato com carisma e sabedoria tem muito mais facilidade para chegar à liderança, com menos custos e maior poder de influência. Vejam um vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=fW8amMCVAJQ

2 comentários:

  1. no final... tudo isso não estaria ligado a auto afirmacao e aceitacao?

    ResponderExcluir
  2. Pode estar, mas não apenas isso. Não se pode generalizar tão facilmente assim todos os possíveis motivos.

    ResponderExcluir