segunda-feira, 1 de março de 2010

A Religião e o Poder

Como já dito anteriormente, a religião sempre foi uma importante aliada, ou possível oposição ao governo vigente.

Após o nascimento de Cristo, com seus sábios ensinamentos, começou a surgir uma nova força emergente dentro do império romano - o Cristianismo. O imperador tentando não se opor ao povo, e pressionado pelos fariseus, procurou de todas as formas diminuir Cristo diante de si. Após diversas articulações acabou por conseguir a crucificação de Jesus, através de Pôncio Pilatos. Após sua morte (e ressurreição), o cristianismo passa a ganhar ainda mais força no império. No início ainda combatido, mas em 325 DC em incessante crescimento, Roma passou a estar dividida e em guerra entre pagãos e cristãos. O imperador Constantino sentindo este crescimento, resolveu então unificar Roma sob uma unica religião - o Cristianismo, eliminando o culto pagão.

A partir daí começa a surgir uma grande força religiosa e política no mundo - a igreja católica, comandada pelo seu Papa.

No Concílio de Roma em 382 DC, o Papa Dâmaso I montaria a primeira lista de livros da Bíblia. Os textos originais em grego e hebraico foram traduzidos por São Jerónimo para o latim. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina. Havia muita divergência sobre os textos bíblicos que seriam aceitos pelos cristãos. Em 1546, o Concílio de Trento  declara que é a unica Bíblia autêntica e oficial no rito latino da Igreja Católica.

Os cristãos acreditam que os homens que escreveram a Bíblia foram inspirados por Deus, considerando-a como a Escritura Sagrada. Porém nem todos os seguidores da Bíblia a interpretam ao pé da letra. Muitos consideram que diversos textos são metafóricos, ou que faziam sentido no momento histórico em que foram escritos, perdendo seu sentido no contexto atual.

Há quem considere que a Igreja Católica na montagem da Bíblia, selecionou os livros que melhor se encaixavam para a construção de um modelo ideal de sociedade, segundo os seus princípios.

Igreja Católica cresceu tanto que ganhou seu próprio Estado (Tratado de Latrão), e definiu suas leis dentro da conjuntura sócio-política criada.


Para combater supostas heresias, feitiçarias, bigamias, ou quaisquer tendências que fossem divergentes dos ideais católicos, em 1183 surgiu a idéia da criação do Tribunal da Inquisição. Estes eram instalados quando surgiam vestígios de alguma heresia, a fim de eliminá-la.


Mais tarde, outros Estados pediram ao Papa autorização para a instalação de Inquisições locais, com o objetivo de consolidar seu poder, utilizando pretextos religiosos para reprimir a movimentos contrários aos seus interesses.


Outro importante acontecimento histórico que procura justificar a guerra e conquista territorial com motivos religiosos foram as Cruzadas.


Desde então, a Igreja Católica passa a participar na realização de mudanças estruturais na sociedade. Algumas delas se tornaram tão naturais a nossos olhos, que em primeira vista parece que sempre existiram. Veja um exemplo no link a seguir.


http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/casamento_uma_invencao_crista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário