segunda-feira, 29 de junho de 2015

Falta de FOCO


Embora o Brasil seja um país de forte potencial econômico, infelizmente estamos afundando. Na minha visão o problema vem mais de baixo, da nossa cultura e origem, e assim muitas vezes acabamos colocando no poder políticos incompetentes, burros ou mal-intencionados.

O povo não sabe dissernir o que é essencial e supérfluo diante do cenário atual, e o governo se prevalece disso. É fato que não há os recursos necessários para resolver 100% dos problemas do país. Dada a atual conjuntura é fundamental haver FOCO, atacando prioritariamente os problemas mais críticos, deixando para depois o que não é essencial.

Eu vi um filme esses dias que achei espetacular - O Jogo da Imitação, onde o líder do projeto tem a consciência de que para obter um resultado significativo com a nova descoberta é necessário ter uma visão mais global do que local, respeitando dados estatísticos, e muitas vezes admitindo certas baixas porém visando a vitória final a qual pouparia um número absolutamente maior de vidas.

Todos sabemos o que é mais crítico hoje em dia e afeta o povo como um todo: saúde, educação, segurança pública, saneamento básico e uma economia estável que permita uma condição de vida mais satisfatória. E o que vemos ? Um governo utilizando recursos públicos ao seu critério, visando prioritariamente o aumento da sua arrecadação / ganho de votos / apoio político / engrandecer o seu ego.

Essa tendência do governo é global, tanto a nível federal, estadual ou municipal. Por exemplo, no Rio de Janeiro estamos passando por problemas de segurança e saúde gravíssimos, enquanto isso vemos o prefeito fazendo obras supérfluas, faraonicas, derrubando enorme viaduto para fins estéticos, comprando placas de trânsito de 25.000 reais cada. Além disso em iniciativa conjunta com o governo do estado alocam inúmeros profissionais diariamente em uma operação grandiosa para a realização de blitz de fiscalização de trânsito e multagem desenfreada.

Tudo isso na visão de uns e outros pode parecer lindo, correto, eficaz, ainda mais com o apoio diário da mídia na TV e jornais. E assim uma parte significativa do povo acaba por aceitar a tudo isso e dar amém para o governo.

Enquanto isso vemos filas homéricas e mortes frequentes por falta de atendimento médico em hospitais públicos, pessoas sendo assassinadas, esfaqueadas, assaltadas nas ruas, ou morrendo esquecidas em sua insignificância.

De um lado você é violentado por criminosos; de outro, pelo próprio governo, sendo fiscalizado incessantemente, oprimido, obrigado a submeter-se, rebaixar-se, humilhar-se, a seguir regras ultra rigorosas, tendo sua liberdade cerceada, mas sem uma contra-partida em troca. Andamos em ruas inseguras, perigosas, cheias de buracos, correndo riscos diários. E o que o governo nós dá em troca ? Desapropriações, multagem, blitz, radares, opressão, punições. Estamos sempre no meio, apanhando das duas pontas.

Faz sentido isso ? É óbvio que não! Só se pode investir ou focar em realizações supérfluas quando o essencial estiver satisfatório. Caso contrário ou é burrice, falta de inteligência, de visão, ou pelo contrário, articulação do governo para sugar mais o nosso $, focando naquilo que o interessa  dando-o mais retorno pessoal ou político.

Enquanto não houver FOCO absoluto naquilo que o povo precisa de fato, nunca teremos nada de forma efetiva, mas apenas pequenas ações dispersas do governo para maquear o cenário e nos iludir.


"POLÍCIA PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA!"


"The world is not dangerous because of those who do harm but because of those who look at it without doing anything." ~Albert Einstein


2 comentários:

  1. Tens toda razão, sempre afirmei que nosso País nao foi Colonizado e sim EXPLORADO pelo que tinha de pior em Portugal e Espanha entre outros que pra cá vieram. Somos sim um Pís com riquezas imensas, um clima favorável a agricultura, nao sofremos as devastações da natureza, como outros países. E pior nao se investe no primordial, a EDUCAÇÃO. E num país onde a política, é se dar bem onde a corrupção esta enraizada em todos setores, a tendência é piorar.Infelizmente nao vejo futuro promissor para meus netos.

    ResponderExcluir