sexta-feira, 19 de junho de 2015

Shutdown


Truman vivia em um mundo fictício, irrreal, onde todos sabiam a verdade, menos ele. Tudo parecia perfeito, mesmo quando imperfeito, como uma ficção da vida real em um reality show. Até o dia em que Truman resolveu transcender e ampliar o seu horizonte, destruindo o mini mundo de ficção, e começando uma nova vida no mundo "real".

O meio em que o individuo é criado sempre oferece diversos estímulos e perspectivas de caminhos. Ainda assim há sempre a possibilidade de mudar de meio, ou de mundo. Descartar ou considerar velhas ou novas opções, e assim permanecer na sua ficção, ou desbravar novos mundos.

Uma característica intrínseca ao ser humano é a tendência a nunca estar completamente satisfeito com o seu contexto de vida, levando-o sempre a querer algo a mais ou a menos, novidades, mudanças.

Enquanto acreditar e buscar de forma determinada por algo supostamente maior, melhor, ou pelo menos diferente dentro de sua concepção, há energia vital, força interior, fazendo o individuo brilhar por estar vivo.

Porém entregar-se à rotina infinita do dia a dia, cíclica, inabalável, sem a esperança de crescer, evoluir, mudar ou emergir faz com que o brilho se apague e inicie o processo de desligamento, pouco a pouco, até atingir o seu shutdown.

O nosso corpo não pode ser visto como um objeto isolado, mas como membro de uma grande comunidade que habita o planeta. O planeta tem recursos limitados, os quais não devem a princípio ser desperdiçados.

A criação é perfeita no sentido de buscar naturalmente um equilíbrio de seres e recursos. Sendo assim, quando um ser começa a "parar", entregando-se ao nada ou a uma vida vegetativa, o seu corpo também tende a parar pouco a pouco, definhando, do cérebro aos pés, reduzindo o consumo daquilo que não está mais sendo utilizado.

Sempre existe chance para tentar reverter este processo de desligamento natural, mas quanto mais demorar a iniciá-lo mais difícil será a recuperação, assim como aqueles objetos que deixamos de lado tendem a estragar ou enferrujar, e às vezes de forma irreversível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário