segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Perfil da Sociedade Brasileira

Nos últimos dois posts, tentei resumir a evolução dos acontecimentos históricos no Brasil desde o seu descobrimento até a proclamação da República, a qual vivemos até os dias de hoje.

No início de nossos tempos, o povo brasileiro foi constituído principalmente de imigrantes cujos objetivos eram a exploração de recursos visando maiores lucros no comércio. Para maximizar os lucros eram utilizados índios e mais adiante escravos negros adquiridos através de tráfico de homens vindos da África.

Na colonização nunca houve uma unidade dos imigrantes nem o objetivo de construir no Brasil a sua terra. Os movimentos populares revolucionários em busca da independência nunca foram o suficiente para alcançá-la. Nossas principais conquistas sempre foram com fundo político, ou com o apoio econômico das classes dominantes. O povo brasileiro, diferentemente de outras nações nunca precisou entrar em guerra, ou lutar e morrer por seus ideais, fora em situações pontuais.

Grande parte dos imigrantes portugueses que vieram para o Brasil eram considerados de baixo escalão ou pessoas indesejáveis pela monarquia. Uma parcela substancial do povo brasileiro foi constituída pela miscigenação entre estes portugueses, junto com os índios e negros provenientes do tráfico de escravos.


No decorrer dos tempos, imigrantes de outros países vieram para o Brasil por razões e objetivos diversos, porém mantendo traços de suas culturas nas regiões onde se estabeleceram.


Até hoje nossa população apresenta um número elevado de analfabetos - mais de 10% da população com idade acima de 15 anos não sabem ler e escrever. Isto representa cerca de 14 milhões de pessoas. O Brasil é um país que apresenta uma grande desigualdade social, onde 10% da população representada pelos mais ricos possui cerca de 50% da renda de todo o país, e 50% da população representada pelos mais pobres possui apenas 10% da renda. Além disso, os 1% localizados no topo da pirâmide social (os mais ricos) possuem uma parcela de renda superior a da metade de toda a população brasileira (mais pobres).

Veja aqui alguns dados estatísticos do Brasil.


Após a proclamação da República em 1889, com o regime presidencialista diversos presidentes chegaram ao poder. Porém em 1o de abril de 1964 o Brasil sofreu um golpe militar (revolução de 1964) o qual estaria associado à ideia de futuro, de esperança de um tempo melhor, algo prometido à população devido ao estado de corrupção existente, aos vários problemas estruturais que surgiram na política brasileira no decorrer dos anos da República, assim como supostas ameaças de comunismo.

O golpe de 1964 submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente com os Estados Unidos da América, e durou até 1985 quando indiretamente foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves.

O momento histórico do golpe militar de 1964 era complicado, dado que o mundo vivia a Guerra Fria, onde por um lado países como a China, Cuba e URSS representavam o lado comunista e tentavam influenciar ou financiar outros países a seguirem o seu regime de governo, por outro lado havia os Estados Unidos defendendo o lado capitalista. Pode-se fazer diversas suposições com relação a procedência das iniciativas e financiamentos das duas correntes ideológicas existentes no Brasil (direita x esquerda). Porém é inquestionável que durante a ditadura militar a população brasileira sofreu uma forte repressão e a imprensa uma extrema censura. Há relatos de supostas torturas e assassinatos.


Geraldo Vandré - Para não dizer que não falei das flores


Muitas das pessoas que vivenciaram este momento histórico ficaram marcadas para sempre. As crianças  foram educadas neste período sob o regime repressor, e aprenderam a não questionar e aceitar as imposições do governo para não sofrerem represálias.

Se antes o povo brasileiro já não tinha uma unidade e posicionamento forte na luta por seus ideais, a partir de 1964 passou a se tornar ainda mais passivo e submisso aos detentores do poder. Tal temor e passividade persistem até os dias de hoje. Os políticos fazem leis às suas vontades. Governam em causa própria, como se o país fosse sua empresa particular. Em geral chegam ao poder através de ações populistas, beneficiando-se da pobreza e carência de educação da maior parte da população para obterem votos. Ao assumirem o poder elaboram leis completamente contra o desejo do povo, focadas principalmente no aumento da arrecadação do Estado, justificadas por mínimos pretextos, que apoiados pela midia são suficientes para calar o povo. A nossa história tornou o povo brasileiro tão passivo e submisso, que é praticamente incapaz até mesmo de se posicionar radicalmente contra medidas tais como leis criadas pelos próprios políticos para o aumento do seu próprio salário, aumento do preços de combustíveis, criação de novos impostos (ex. CPMF, taxa de iluminação pública), entre outras.

Nosso povo se satisfaz com muito pouco. Se o seu time vence no estádio a alegria momentânea é suficiente para o esquecimento das adversidades. Uma cervejinha também pode ser uma boa forma de esquecer. E desta forma os governos se mantém, administrando seus Estados - suas "empresas". O povo olha, sabe, mas permanece passivo e submisso.

2 comentários:

  1. Alguns apartes:

    1) Não foram os imigrantes e sim os colonizadores, com orientação excusivamente extrativista (contrariamente a outros países de lingua inglesa, onde a colonização foi expansivista) que se utilizaram de mão de obra escrava. Nossos imigrantes eram formados por semi-escravos, vindos pela promessa mentirosa de terra e paz, algo que não tinham em seus países de origem;

    2) Sim, à época do Golpe Militar as sensibilidades políticas eram extremas. Mas quem pediu pela intervenção militar foi o povo, com medo do "comunista" João Goulart. os excessos posteriores são inerentes ao poder, que obviamente corrompe.

    3) Como estudante aos tempos da "Ditadura", posso lhe garantir que não havia opressão nenhuma. As obrigações eram simplesmente aqueles que seriam bem-vindas se retornassem: formar um Brasil melhor com cidadania e respeito mútuo. Sou saudoso daquela época, na verdade. Nunca fui tolhido de minhas liberdades e nunca precisei formar quadrilha para ser contra o sistema. Incluindo a música qu dá fundo a teu texto toquei e cantei, junto a outros amigos, dentro da Câmara Municipal de SBC em 1976, um ano antes do Sr. Lula da Silva fazer ali o primeiro discurso grevista. Por acaso estava nesse 'comício', onde não houve sequer uma agressão contra ninguém.

    Outros tempos, outros contextos, outras ideias. Minha formação do período da Ditadura é infinamente superior à oferecida hoje, incluindo universidades, pagas ou não.

    ResponderExcluir
  2. Na realidade , apenas 25% dos brasileiros não são Analfabetos Funcionais !
    Somente 25% dos Brasileiros, possuem a capacidade de após ter lido um parágrafo, interpreta-lo devidamente !
    Somente 25% dos Brasileiros dominam cálculos simples de matemática !
    Será porque um povo sem instrução, terá menos consciência do que ocorre de fato e assim é mais fácil ser dominado ?
    Solução : Fazer da Política uma Profissão !

    ResponderExcluir