segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Civilização

“The only way to deal with an unfree world is to become so absolutely free that your very existence is an act of rebellion.”  ~Albert Camus

O homem, como um ser social, precisa viver em grupo. Assim como citei no decorrer dos posts deste blog, com a "evolução" da cultura social, chegamos ao estágio atual da nossa civilização. As leis atuais que regem a sociedade exigem uma forma de suposto civismo que acabam afastando o ser humano da mais importante de suas essências - a Liberdade.

Toda lei criada tem uma justificativa. Muitas vezes o verdadeiro motivo não é a justificativa aparente e imediata, usada como pretexto para a sua criação. Mas os benefícios indiretos decorrentes, que irão beneficiar aos grupos que apoiaram a criação da lei.

Podemos abordar vários temas que no mínimo merecem ser avaliados.

Por que o país não pode ser governado para e pelo o povo ?

Será que a maioria das guerras declaradas pelo mundo tiveram o apoio da sua população, ou foram geralmente criados pretextos aparentes para que o povo as aceitassem, e seus verdadeiros motivos ficaram ocultos buscando os interesses dos grupos dominantes ? Nestas horas não existem os direitos humanos, nem mesmo o respeito à vida. A destruição em massa é justificada e aprovada.

Não precisamos ir muito longe para citar mais exemplos, afinal o nosso Brasil também é cheio de inconsistências.

Se o Brasil é agora supostamente um país auto-suficiente em petróleo, por que nosso combustível continua sendo um dos mais caros do mundo ? Por mais poços de petróleo que se encontrem os preços nunca baixam ? E agora com o pré-sal, será que vai mudar alguma coisa realmente aparente para a população ?

Os anos passam, e as condições de saneamento em várias cidades do Brasil permanecem precárias. Sabendo disso, por que os governos ou prefeituras não alocam mais recursos para isto? Pode-se alegar que faltam recursos, que são limitados e tal, mas por exemplo no Rio de Janeiro foi criada praticamente da noite para o dia uma grande Guarda Municipal, com uma folha de pagamento extensa, e para um fim absolutamente secundário que é a regulação do trânsito e multagem de motoristas. Como uma cidade com problemas na população tão primários e essenciais pode dar prioridade total à criação de mecanismos para a multagem de motoristas ? Será que o real motivo disto é o aumento da arrecadação da prefeitura, e itens tais como a melhoria do saneamento não interessam tanto porque não tem um retorno financeiro imediato ? O governo é uma empresa que visa o lucro, ou uma instituição que deve funcionar para atender às necessidades do povo ? O povo jamais é consultado antes de serem criadas medidas impopulares (criação de novos impostos e taxas, aumento de impostos, novas leis punitivas, etc). Mas leis e decretos que tendem a aumentar a arrecadação do governo acabam sempre sendo aprovados. Muitas vezes a própria midia dá suporte à criação destas novas leis, utilizando como pretextos exemplos isolados e pontuais, os quais são colocados de forma como se fosse um problema global, justificando assim para o povo a implantação da nova lei.

Na própria Bíblia, no apocalipse é comentado que no fim dos tempos o homem será identificado através de um chip, a ser inserido em sua própria pele. Será que não estamos caminhando para isto ? Nossa civilização cada vez mais vem sendo supervisionada através de mecanismos e computadores que são utilizados para punir as pessoas que não estiverem de acordo com as leis estabelecidas.

Podemos citar alguns exemplos: pelo CPF, controle bancário, gastos de cartões de crédito, declarações de imposto de renda são cruzadas e checadas. Os CPF irregulares são punidos. Pelas ruas e estradas somos monitorados por radares. Quem se distrair e pressionar o pé 1mm a mais pode ser fotografado, multado ou até mesmo perder a licença de dirigir. Viaturas de polícia perseguem cidadãos comuns e trabalhadores pelas ruas, verificando remotamente através do computador central do DETRAN se o IPVA de seus veículos já foram pagos. Caso contrario, o cidadão é abordado, as vezes até com arma apontada para sua cabeça, é punido e pode ter seu veículo apreendido.

Para onde caminha a humanidade ? Será este o início do Fim, como diz o apocalipse ?

O objetivo desde blog não é estimular o pessimismo, mas o otimismo. Volto a repetir aqui: enquanto há vida, há esperança. O planeta é nosso, e temos obrigação de preservá-lo. Se cada um fizer a sua parte, o próprio universo irá conspirar em nosso favor, e o processo de destruição será revertido. Mas não podemos ficar parados, deixando o nosso povo e planeta serem prejudicados por homens pobres de espírito. O futuro depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário