sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reflexões de um cidadão comum

"The world is not dangerous because of those who do harm but because of those who look at it without doing anything." ~Albert Einstein


"What's the use of a fine house if you haven't got a tolerable planet to put it on." ~Henry David Thoreau


Parece que a maioria das pessoas não param por alguns momentos de suas vidas e se perguntam: Como tudo isso deveria ser ? O que podemos esperar do mundo, do país, do Estado ? Qual a solução ?

Ao invés disso a tendência é imaginar coisas pessimistas tais como: o mundo está indo de mal a pior, está no caminho do fim, nada mais tem solução, o Brasil é um lixo, os políticos são todos corruptos, etc, etc, etc...

A verdade é que enquanto há vida, há esperança. É fato que ainda há uma solução. Certamente não é uma solução imediata nem trivial, mas ela existe.

Voltando aos posts iniciais deste blog, comentamos que o homem está cada vez mais fugindo e se distanciando da sua essência animal, abafando seus instintos. Os animais vivem buscando a sua felicidade, em todos os momentos, seguindo a sua natureza. Por que o homem não pode fazer o mesmo ? Devemos nos satisfazer com tão pouco ? Assumir que a vida na Terra tende à mediocridade e ficarmos parados assistindo de arquibancada ?

Deus criou o homem, e deu a ele um diferencial que é a sua racionalidade. Por que não utilizá-la para o nosso próprio bem, que na verdade é o bem comum de toda a humanidade ?

Assim como os animais, se o homem estiver em paz no seu habitat natural, sentindo a essência da liberdade fluindo dentro de si, saberá como agir e fazer deste mundo um lugar melhor e bem distante do fim. Hoje em dia isto não ocorre porque o homem encontra-se oprimido e submisso ao contexto que ele próprio gerou ao longo de sua história.

A questão é como conseguir isso, dado que a humanidade caminha no sentido oposto. A iniciativa de começar um processo objetivando alcançar soluções deve partir de pessoas que tem esta consciência, determinação, e acreditam que é possível.

Vivemos em uma suposta democracia, então as vontades do povo devem ser colocadas em primeiro lugar. Cabe ao povo governar seu próprio planeta, país, estado, município. Se as pessoas que estão no poder não estão agindo de acordo com o desejo da população, ou elas devem mudar ou serem substituídas. As leis e medidas impopulares devem que ser questionadas ou indeferidas, e não simplesmente aceitas com passividade e indignação. Está mais do que na hora de mudar, caso contrário nosso futuro será sombrio.

Cada pessoa que leu este post e concorda com as minhas colocações deve fazer a sua parte, por menor que seja, da forma que mais lhe for conveniente. De pedra em pedra constrói-se um castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário