sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Midia

Estamos no século XXI. A tecnologia vem crescendo mais do que linearmente ao longo da história de nossa civilização. Parece até um crescimento exponencial, se compararmos o que éramos a 50 anos atrás com os dias de hoje.

A tecnologia da informação e comunicação tem sido um dos principais  avanços dos anos 90 até o presente. Desta forma o homem passou a visualizar o mundo como se fosse uma pequena vila.

Acontecimentos que ocorrem do outro lado do mundo chegam a nós em minutos, ou até mesmo em segundos. Com tanta informação, cabe às empresas que as divulgam definir o que julgam ser prioridade.

Hoje em dia tende-se a acreditar que o mundo e a civilização estão no caminho da destruição, dado o grande volume de notícias ruins que chegam até nós diariamente.

O papel da midia é fundamental em nossa sociedade, porém vale a pena refletir se o conteúdo apresentado visa mostrar ao povo algo que leve a uma vida melhor ou não.

É sabido que notícias de catástrofes, crimes, mortes, informações sobre a degeneração da espécie humana, têm maior audiência. Sendo assim, as emissoras e editoras focam boa parte de suas matérias nestes temas. Outras vezes apresentam problemas pontuais que são utilizados pelos políticos como pretextos para a criação de leis punitivas objetivando o aumento da arrecadação.

É natural que estas empresas queiram aumentar sua audiência, dado que são privadas e têm fins lucrativos.

O importante é que o povo precisa ter consciência deste contexto. Achar que estamos em um processo irreversível de auto-destruição devido às notícias que recebemos é no mínimo um julgamento pré-maturo.
É claro que por exemplo uma suposição do mundo terminar em dez/2012 devido a uma posição astrológica de constelações e planetas é notícia. Se isso vai ocorrer ou não, não importa. O que importa é a audiência.

Muitos podem não acreditar, mas pensamentos negativos e pessimistas geram fatos negativos. Pensamentos positivos e otimistas geram elevação espiritual e melhoria de vida. O universo conspira em favor do que queremos e acreditamos.

A midia precisa ser interpretada e avaliada corretamente e com cuidado. Os pontos negativos sempre poderão ser revertidos. Enquanto há vida, há esperança. Porém é necessário que cada um faça a sua parte. De pedra em pedra, poderemos construir juntos um mundo melhor.

3 comentários:

  1. Cara, já te admirava como pessoa atrvés do twitter, agora conhecendo um pouco mais de suas idéias, carreira, ideologia, aprendi a te admirar mais a a me sentir privilegiado´por ter conhecido mais uma pessoa "dotada de boas intênçãos" para com o mundo e o próximo.
    Parabéns por ser você, sem medo de ser quem você é realmente...não senti uma màscara em sua face!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Parafraseando o tio do Peter Parker. Ben Parker: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Nós temos de estar mais preparados para lidar com a tecnologia que hoje é uma faca de dois gumes. Se por um lado julgamos, temos de saber o limite entre justiça e a vontade popular. Eu como músico vejo a internet por ex. como uma ferramenta digna mas mal usada. Em um país onde as pessoas preferem o Orkut, e enviar mensagens eletrônicas que ninguém tem mais saco pra ler, ao invés de postar comentários construtivos e blogs inteligentes como este, buscar mais informações na rede, ter acesso a informações mais dignas e nobres, que no passado só tínhamos pagando caro por isto, onde poderemos achar que chegaremos em um futuro próximo? A ignorância ainda é o prato principal do brasileiro. Estamos sentados à mesa sem sabermos usarmos os talheres. Morrendo de fome mas rindo no carnaval. Do jeito que o 'diabo' gosta! Ou seria do jeito que os governantes gostam? (da no mesmo hoje em dia!)
    Ótimo espaço o seu. Continue assim, compartilhando idéias!
    Abração,
    /Joey

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelos comentários. O meu objetivo com este Blog e Twitter é juntar pessoas, mesmo que seja a longo prazo, que estejam dispostas a lutarem juntas pelo bem comum. Você enfatizou exatamente a frase que costumo dizer: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Se Deus nos deu esta visão, temos a obrigação de utilizá-la para o bem comum da humanidade. Permanecer passivo é um mal a si mesmo e às pessoas que estão ao nosso redor.

    ResponderExcluir