quarta-feira, 16 de março de 2011

Devaneios


Em uma cidade perdida lá estava ela em sua pequena casa, andando de um lado para o outro. No meio do tédio ela liga a TV em busca de uma distração para tirá-la daquele estado.

"Terremotos arrasam o Japão. Tsunami atinge o nordeste do continente. Explosão em reator de usina nuclear. Elementos radioativos espalham-se pelo ar..." "Aumenta a criminalidade no Rio de Janeiro." "O polo magnético da Terra está se deslocando cada vez mais rápido na direção da Rússia."

Aquele tédio transforma-se em um sentimento de tristeza e angústia, levando-a a concluir que 21.12.2012 seria mesmo a data do fim do mundo, e que logo chegaria.

A mente humana funciona como um super computador, o qual recebe estímulos externos de tudo que está ao seu redor. Como resposta a estes estímulos surgem os sentimentos, que transcendem o racional. Desta forma, um estímulo pode gerar um sentimento, que poderá liberar substâncias no organismo que levarão a novos estímulos, e sentimentos e assim por diante.

Através de estudos realizados por psicólogos, afirma-se que a personalidade do indivíduo torna-se quase que determinada aos 7 anos de idade. A partir daí as mudanças tornam-se mais difíceis, e quando ocorrem vêm da interação do indivíduo com o meio em que vive, e que nem sempre trazem benefícios. As experiências vivenciadas pelo individuo quando criança deixarão marcas para sempre.

O ser humano nasce com uma essência e instintos, que através de seus primeiros contatos com o mundo irão construindo o seu "Eu", com seus respectivos "algorítmos" de avaliação e mecanismos de defesa.

A mente e o corpo funcionam como uma só unidade. O cérebro possui a função de controlar, porém suas ações geram reações do corpo, que por sua vez realimentam o cérebro para decidir as próximas ações.

A química associada ao corpo de cada pessoa libera diferentes proporções de substâncias que poderão atuar no cérebro e influenciar no seu comportamento. Da mesma forma, pensamentos, sentimentos ou a administração direta de substâncias também influenciam neste processo.

Observa-se assim que o modelo extremamente complexo construído em nossas mentes desde o nascimento, associado à química inerente ao nosso corpo irão determinar a nossa saúde mental.

Dentro da conjuntura atual e o modelo de sociedade em que vivemos, o homem tende a ser fruto deste contexto. Somos levados a viver uma vida baseada nos preceitos sociais e religiosos implantados em nossas mentes desde os nossos primeiros anos de existência. Tais regras e modelo de vida acabam por tornar-se como axiomas, imutáveis e inquestionáveis para grande parte da população. Desta forma, as regras a que somos submetidos buscam enquadrar-nos e aprisionar-nos à conjuntura, trabalhando como servos para alimentá-la mantê-la em funcionamento.

Quando somos crianças, a alegria está sempre presente em nossas vidas. À medida que crescemos, ela vai se afastando pouco a pouco, e acaba por tornar-se ocasional. Podemos tentar sugerir como alguns causadores desta mudança, a submissão ao modelo artificial de sociedade que a conjuntura nos impõe, que junto com a religião através de seus dogmas e proibições vão privando grande parte da liberdade que foi concedida ao homem através do seu nascimento, a limitação das opções de vida (o que fazer ?), assim como as marcas que vão surgindo no decorrer da nossa existência.

Afinal, o que nos torna tristes, com tédio, desânimo, depressivos ou pessimistas com relação à vida ? Os psiquiatras dizem que a depressão que é considerada uma das doenças do século e atinge um percentual elevado da população mundial é causada pela ausência de substâncias no corpo, e que pode ser resolvida com a administração de medicamentos. Mas será essa alteração química apenas uma deficiência fisiológica, uma falha de projeto do ser humano, ou uma consequência de tudo que foi mencionado acima e algo mais ?

Não existe uma resposta cientificamente comprovada para esta questão. Porém não existe uma corrente social a favor da liberdade, felicidade e alegria. Pelo contrário, o que vemos é uma midia com 99% de suas notícias envolvendo desgraça, roubo, assassinatos ou mesmo dando pretextos ao governo para justificar suas medidas hipócritas e repressivas.

Sentimentos ou pensamentos ruins geram uma energia negativa, a qual irá levar a outros pensamentos ruins e assim por diante. Desta forma, por exemplo quando assistimos a um noticiário de uma emissora de TV com grande audiência, considerando que 99% de suas noticias são ruins, naquele intervalo de tempo inúmeras pessoas canalizaram energia negativa.

Para reverter este quadro aparentemente sombrio é importante iniciarmos um processo de mudança. É necessário acreditar que é possível, e ao invés de alimentar sementes pessimistas temos que plantar e cultivar correntes positivas. Quando focamos em algo ruim, a tendência é entrarmos em um espiral de pensamentos negativos que vão nos levando a um poço sem fim, até atingirmos um estado depressivo. Tendo esta consciência, devemos procurar evitar entrar neste espiral, sempre buscando soluções ou alternativas, mesmo que seja algo simples como: "amanhã será um novo dia...", e a vida continua. Enquanto há vida, há esperança. Se recebemos esta oportunidade de viver, que a façamos intensamente, com amor, fé, liberdade e perseverança. É acreditando que poderemos juntos construir um mundo melhor. Mais justo, coerente, livre, e alimentado por amor e harmonia entre os homens.


“Anyone who trades liberty for security deserves neither liberty nor security.” ~Benjamin Franklin

“Individually, we are one drop. Together, we are an ocean.” ~Ryunosuke Satoro

3 comentários:

  1. Adorei *-*
    ja falei que sou sua fã?!
    Você escreve muito bem,parabéns!
    Adoro vc *-*

    ResponderExcluir
  2. Se o 'gado' for curado da 'depressão' começa a viver solto no pasto, sai do confinamento do consumo compulsivo, aí a 'economia' para de girar, as bolsas caem e todos caem na real. Assim fica difícil pra abastecer o jatinho, comprar um iate maior no final do ano ou ficar hospedado na suíte mais luxuosa de Las Vegas.

    Que graça tem isso, viver sem gastar, sem tirar, sem detonar, sem ser mais forte e poderoso perante os 'outros'?

    Justo e perfeito Jorge! Muito bem alinhavado, escrito, colocado.

    Também estou nessa cruzada, não contra os 'poderosos' mas a favor, para resgatá-los das garras do grande satã que é o consumo do supérfluo à custa da riqueza comum da humanidade. Sem guerra, sem luta, se esforço, apenas usando a inteligência, a centelha divina que está dentro de todos nós.
    Não canso de repetir. Os tempos estão mudando, por isso a carga negativa da mídia de massa.

    Não são só os pólos que estão se invertendo, a pirâmide social também está. O equilíbrio está próximo, novos tempos se anunciam e neles só vai viver quem passar pela seleção natural.

    Se Deus perdoa, a natureza não. Se todo poder emana de Deus é a natureza que o exerce em nome Dele. Que natureza é essa, cruel? É a mesma de que todos nós fazemos parte, cada ser, cada elemento é uma célula nesse organismo chamado Terra.

    "An earthquake achieves what the law promises but does not in practice maintain the equality of all men" ~Ignazio Silone

    ResponderExcluir
  3. Excelente a sua colocação irmão. Estamos juntos nessa luta.

    A Terra está em um período de transição para uma nova Era, daí os sinais que podemos claramente perceber.

    A conjuntura em que vivemos é frágil e não se sustenta por si só, pois obriga o homem a viver em um contexto muito distante da sua natureza, e as forças que a mantém estão enfraquecendo.

    Cabe a nós que temos esta consciência tentar abrir a mente das pessoas de forma a enxergarem melhor a realidade e idealizarem outras alternativas de modo de vida, com mais felicidade, amor e fraternidade.

    ResponderExcluir