sábado, 27 de março de 2010

Chegando aos dias de hoje

Tentei com os posts anteriores apresentar um super resumo da "evolução" da sociedade, iniciando na pré história e passando por alguns dos principais fatos que marcaram a nossa história.

Resolvi parar por aqui de escrever história, já que este não é o propósito deste blog. Não abordei importantes fatos tais como a segunda guerra mundial, a revolução bolchevista da Rússia, o surgimento do comunismo em antagonismo ao capitalismo, a guerra fria, etc...

Quaisquer estruturas de governo e sociedade estabelecidas tendem a repetir as mesmas diretrizes - os grupos dominantes acabam por implantar suas ideias e obter maiores privilégios.

O próprio comunismo, que surgiu como uma "doutrina" moderna fundada por Karl Marx pregando a igualdade entre os homens e fim da propriedade privada, quando foi implantado ficou demonstrado que era utópico. Mesmo os regimes comunistas teriam governos e grupos detentores do poder. Sendo o governo, o qual é composto por homens, o proprietário de todos os bens do Estado, acaba por tornar os grupos dominantes ainda mais poderosos e absolutos. Alguns países tentaram manter o regime comunista por intermédio da força e opressão. Mas mesmo assim, o comunismo não conseguiu se sustentar no mundo moderno. Pouco a pouco os países que optaram pelo comunismo vêm cedendo e substituindo o regime de governo.

No decorrer dos próximos posts poderei retornar a citar acontecimentos históricos, mas nosso foco a partir de agora não será mais este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário