terça-feira, 4 de junho de 2013

Presente x Futuro



A conjuntura em que vivemos leva o homem a lutar obstinadamente, seja pela sua sobrevivência, ou se já tiver superado esta fase, pela ambição de ganhar cada vez mais dinheiro e poder.

Esta ambição faz com que o homem passe a viver uma vida focada principalmente no materialismo, reprimindo e passando por cima de seus semelhantes se necessário para "crescer".

Desta forma ele passa a viver a maior parte do seu dia confinado em um ambiente hostil, como se estivesse em uma competição inócua, sob estress extremo, que o leva a distanciar-se dos verdadeiros valores da vida.

O tempo passa, sua saúde desvanece, a vida passa como um piscar de olhos. E se no fim de tudo ainda houver tempo, resolve-se pensar se valeu a pena... E se tivéssemos uma segunda chance, como seria? Ao invés de esperar por este momento para chegarmos a tais conclusões, ainda podemos mudar e passar a viver intensamente de forma que o final desta nossa passagem seja diferente.

Um pequeno texto para reflexão (recebi este texto abaixo por email e achei interessante, porém não tenho certeza de que tenha sido originado do próprio Dalai Lama):

Perguntaram ao Dalai Lama:
O que mais te surpreende na humanidade ?

Dalai Lama responde:

"O que mais me surpreende na humanidade,
  são os homens.

 Porque perdem a saúde para juntar dinheiro.
 Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

 E por pensarem ansiosamente no futuro,
 esquecem do presente de tal forma que acabam
 por não viver nem o presente nem o futuro.

 E vivem como se nunca fossem morrer...
 ... E morrem como se nunca tivessem vivido."

~ Comunidade Espírita - Amigos de Chico Xavier ~

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. ~Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário