terça-feira, 17 de agosto de 2010

Call to Arms : Está na hora de mudar!


Sentado em uma poltrona desconfortável de um avião a 9.000m de altura, esperando o tempo passar, comecei a refletir sobre o que tenho escrito nos últimos meses e publicado neste blog.

Basicamente os meus posts têm o objetivo de fazer com que o leitor reflita sobre o contexto em que vivemos,  procurando ajudá-lo de alguma forma a viver a vida mais intensamente, buscando sempre a sua felicidade, em conjunto com o todo.

Alguns posts têm sido de caráter filosófico, abordando a visão da vida pela maioria das pessoas, e apresentando formas alternativas que nos levem mais naturalmente à felicidade. Outros de caráter histórico, tentando explicar os motivos que levaram a sociedade à conjuntura atual.

Com relação às minhas publicações com abordagens sociológicas e políticas, procurei elucidar alguns dos problemas que passamos nos dias de hoje em nosso país, os quais são decorrentes da conjuntura político-social em que vivemos.

O Brasil de hoje é um país que está em crescimento contínuo, mesmo com o elevado índice de corrupção de grande parte de nossos políticos. O Brasil possui dimensões continentais, com riquezas naturais por toda parte, condições climáticas não agressivas em grande parte de seu território, contém a maior floresta do mundo, riquíssima por sua bio-diversidade, e quase por unanimidade mundial é considerado a "potência mundial do futuro".

Por outro lado, ao analisarmos a pirâmide social de nossa população constataremos que apresenta um perfil esdrúxulo. O Brasil é um país que apresenta uma grande desigualdade social, onde 10% da população representada pelos mais ricos possui cerca de 50% da renda de todo o país, e 50% da população representada pelos mais pobres possui apenas 10% da renda. Além disso, os 1% localizados no topo da pirâmide social (os mais ricos) possuem uma parcela de renda superior a da metade de toda a população brasileira (mais pobres).

Sendo assim, que sentido tem o Brasil ter toda essa excelência se a grande massa de nossa população não usufrui de tais recursos ? Será que convém à minoria que controla o nosso rico país que a massa se eleve socialmente a ponto de questionar o seu poder ?

Como eu já disse em posts anteriores, boa parte dos políticos de nosso país, principalmente no poder executivo, consideram o Estado a sua empresa particular. Investem milhões em suas campanhas demagógicas para chegarem ao poder e através deste realiza todo o possível para retornar o seu investimento, com elevada rentabilidade.

Não importa se em outra ocasião o político já foi "povo". Quando alcançam o poder realizam medidas maquiavélicas e impopulares, buscando o aumento da arrecadação do Estado a qualquer custo. Seja através de novos impostos, multas, aumento das taxas e tarifas, maior severidade na fiscalização de pessoas físicas ou jurídicas, investimento elevado na tecnologia quando usada no apoio à fiscalização e multagem, entre outras.

Não é à toa que o Brasil é um dos países com o maior nível de tecnologia associada às eleições, já que é através da política que a minoria se mantém permanentemente no poder. Quanto maior a verba do Estado disponível para a realização de projetos, maior a lucratividade dos políticos, que de alguma forma acabam obtendo parte desta verba para si. Assim se explica esta corrida desesperada, desenfreada e maquiavélica pela a implantação de medidas que aumentem a sua arrecadação, independente da aprovação ou não do povo.

Considerando que nossas eleições "ainda" são diretas, teoricamente o povo teria condições de não reeleger os elementos que não agradarem. Porém isso não funciona assim. Dado que a maioria da população vive na pobreza, e por conseguinte não possui um nível educacional decente, fica fácil para os políticos obterem seus votos através de presentes e benefícios diretos às comunidades ou congregações religiosas que participam. Desta forma se torna possível a um político se perpetuar no poder, mesmo apresentando comportamento e ações indesejáveis e impopulares em seus mandatos.

Dada esta conjuntura, qual é a solução que podemos vislumbrar para a mudança deste cenário ?

Em longo prazo, o investimento na educação é a solução. Por mais que se procure procrastinar a elevação do nível educacional da população, não é digno que nosso povo permaneça como está.

O brasileiro tem apresentado nas últimas décadas um perfil absolutamente passivo. Ele se satisfaz com o seu chopp, futebol, samba, entre outras "drogas" que lhes são oferecidas para desviarem o foco dos problemas político-sociais.

A minoria pensante precisa no mínimo se unir e manifestar-se de forma inteligente e incessantemente, com perseverança. O país é nosso, pertence a todos. Os políticos são nossos empregados que existem para nos servir. Se não estiverem agradando devem ser demitidos. Com o povo unido, ganhamos força e podemos estabelecer um mecanismo de pressão permanente em cima dos políticos que governam o nosso país. Já existem movimentos localizados, através da internet que tem crescido substancialmente nos últimos anos. Chegamos a ponto do governo do Rio de Janeiro querer impor censura ou o fechamento do Orkut, para evitar que suas ações indesejáveis sejam elucidadas para o povo. Isso é sinal que eles já estão sendo incomodados. Mas isso não é suficiente. Cada leitor que achar que minhas palavras são válidas, deve pensar de que forma pode ajudar na luta por um país melhor, governado de fato pelo povo, e não por uma minoria que busca apenas os seus interesses.

Através da inteligência e união podemos lutar juntos por um Brasil melhor. Da mesma forma que os políticos articulam para obter e permanecer no poder, cabe ao povo fazer com que eles cumpram o seu papel, de nossos servidores. Medidas impopulares devem ser rechaçadas, através de uma oposição dura e persistente. A oposição somos nós mesmos. Não podemos esperar que os outros façam aquilo que nos cabe. Se as eleições estão por vir, não adianta simplesmente manter-se descrédulo e impassível. É importante acreditar, divulgar, denunciar, lutar pelos seus direitos, fazer o seu papel de cidadão.

Como disse Júlio César,

“Alea Jacta Est!”

“Washing one's hands of the conflict between the powerful and the powerless means to side with the powerful, not to be neutral.” ~Paulo Freire

“If the structure does not permit dialogue the structure must be changed” ~Paulo Freire

“Individually, we are one drop. Together, we are an ocean.” ~Ryunosuke Satoro

7 comentários:

  1. You have all eternity to be cautious in when you're dead.
    - Lois Platford

    ResponderExcluir
  2. O problema ao meu ver esta no sistema, não do Brasil, mas global. O que se faz aqui se faz em todo o mundo. Pra mudar o sistema é preciso um novo padrão de pensar, agir e sentir. Criando grupos armados por exemplo, só se faz perpetuar o sistema e dai acaba por alimentar mais o "Dragão". Mudar o padrão interno das pessoas, requer muito mais coragem e perseverança do que parece, porque primeiro temos que começar com nós mesmos, e nossos Egos são muito resistentes. Assim conseguimos a partir dai sintonizar com pessoas que já estão mais libertas e dessa forma as ações vão em direções mais produtivas e permanentes levando ao maior equilibrio geral. Isso é agir com AMOR. No final não tem outra saida. Sempre será a melhor opção.

    ResponderExcluir
  3. Teoricamente estamos em uma democracia, e não em um regime fascista e totalitário. Portanto cabe a nós utilizarmos a nossa suposta liberdade de expressão e manifestação para pressionarmos os políticos a agirem de acordo com a vontade do povo, e não deixá-los à vontade para utilizarem o país como sua propriedade particular. Uma mudança filosófica de comportamento global sem dúvida só poderá ocorrer em longo prazo, porém se o povo resolver desde já reivindicar os seus direitos e posicionar-se explicitamente contra as ações esdrúxulas do governo, estaremos dando um primeiro passo para um Brasil de amanhã melhor e mais justo.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí! Liberdade ainda que à tardinha...

    【ツ】

    ResponderExcluir
  5. Jorg, nossos blogs tem muito em comum, até porque boa parte de sua argumentação neste post, já explorei no meu blog.
    Um dos post recentes eu falei sobre riqueza e pobreza, onde o primeiro depende diretamente do segundo, desde que o mundo é mundo há os ricos e a massa pobre. Ontém vi uma reportagem na Tv onde falava do chineses ricos e seus hábitos de consumo, oras a China não é socialista? Até a China se rendeu ao capitalismo, onde alguns são abastados, mas a massa é pobre.
    As indústrias modernas estão produzindo bens que o homem não precisa p/ sobreviver, é uma enchorrada de superfulos, milhões investidos em nova TV, novo processador, novo celular, novo carro e uma infinidade de coisas dispensáveis p/ vida humana, é o forte da indústria mundial.
    Políticos não é só no Brasil, todo país tem os seus, faz parte deste todo inútil e besta. As campanhas são mais caras do que o político vai receber durante o mandato todo, chega a ser uma coisa sem lógica. Qual político que vive do salário? É só o cargo p/ entrar na trampulinagem, e assim recuperar o investimento da campanha. O voto é livre e direto, o povo que os reelege, sempre os mesmos, q dureza....

    ResponderExcluir
  6. As coisa já eram assim antes de nascermos, e serão depois que morrermos, uma triste realidade.
    Coitado do continente africano jogado as traças, esquecidos por todos os ricos e poderosos. Hoje quantas crianças com menos de cinco anos morreram na Africa? Amanhã vai se repetir, e depois, e depois, sem ninguém se importar, sem se incomodar, e fazem campannha e angariam fundos p/ proteger a floresta, algumas crianças pobres, mas a maioria vai é morrer a minngua, de fome.
    Em que munndo nos vivemos?

    ResponderExcluir
  7. Essa é a questão! Em que mundo vivemos?
    Algo para meditar! Queremos que o mundo mude, mas esquecemos que precisamos mudar primeiro, profundamente. Quanto mais cedo mudarmos, mais rapido as mudanças reais virão. Quem muda primeiro, viverá o mundo novo, primeiro. Duvidam??? É só fazer um teste...

    ResponderExcluir