terça-feira, 15 de junho de 2010

A Origem da Vida

O universo é um "projeto" absolutamente perfeito e harmônico, desde o nível micro ao macro. Em linhas gerais pode-se definir modelos com muitos pontos em comum para diversas de suas estruturas. Desde a constituição da matéria onde nos átomos temos um núcleo com elétrons girando ao seu redor. Passamos pelo sistema planetário, onde satélites giram em torno de planetas. Cometas, asteróides e planetas giram ao redor de estrelas, as quais giram em torno do núcleo da galáxia como um complexo estelar.

A nível ainda mais macro temos as galáxias, com uma maior concentração de estrelas e buracos negros no seu centro. Com as provas que temos demonstra-se que as galáxias estão em processo de afastamento umas das outras (universo em expansão). Baseado nisso construiu-se a teoria que o nosso universo surgiu a partir de uma grande explosão (Big Bang) de um ponto singular com hiper concentração de matéria e calor, a cerca de 14 bilhões de anos atrás. Estima-se que a nossa galáxia tenha em torno de 200 bilhões de estrelas, sendo que 6 bilhões delas possuam sistemas planetários como o nosso. E considerando apenas a parte "visível" do nosso universo, estima-se que possua cerca de 125 bilhões de galáxias. Além disso tudo, segundo Einstein e outros cientistas, prova-se matematicamente a existência de universos paralelos ao nosso, porém ainda completamente desconhecidos.

O homem é apenas um elemento minúsculo, quase infinitesimal, quando comparado com universo desconhecido no qual fomos "colocados". Estamos apenas engatinhando, procurando compreender as regras mais básicas que compõem este universo através de estudos e observações. Já no século XVIII, o ilustre cientista Antoine Lavoisier foi o primeiro  a enunciar o princípio da conservação da matéria, sintetizada por sua famosa frase: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".

Em um modelo tão complexo e perfeito do universo, onde entra a vida ? Será que é apenas um processo químico e físico, baseado em meras reações entre elementos da matéria ? Ou é um novo elemento que compõe o grandioso e misterioso universo em que vivemos, o qual ainda é completamente desconhecido pelo homem ?

A própria origem do homem é questionável. Acredita-se que a origem da vida na Terra partiu da formação aleatória de coacervados (aglomerados de moléculas proteicas envolvidas por moléculas de água), dadas as condições do planeta a mais de 3 bilhões de anos atrás. Teoricamente os animais que existem hoje inclusive o homem, surgiram do resultado de uma série de mutações sofridas a partir destes coacervados. Talvez a parte terrestre do planeta fosse toda unida, de forma que o homem pudesse espalhar-se por todo o seu território antes da separação dos blocos, dado que quando os continentes foram "descobertos" por Cabral, Colombo, etc já existiam indígenas ou outras raças os habitando. Mesmo assim, como o homem sobreviveria a um processo tão violento que ocasionaria a separação dos continentes ?

O homem precisa ter a humildade em reconhecer que pouco sabe, e pelo menos admitir hipóteses, sem preconceitos, da existência do desconhecido, mesmo que ainda não se encaixe nas teorias provadas cientificamente até o presente momento.

Mentes abertas são mentes que brilham, ou que estão preparadas para brilhar e iluminar ao próximo.




Size Of The Universe

I am the wisest man alive, for I know one thing, and that is that I know nothing. ~Socrates

3 comentários:

  1. Esse universo precisa de muito aperfeiçoamento. Mas é claro que isso não irá acontecer de fato. Pois nada é perfeito.
    Parabéns pelo blog!:)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sobre a vida em nosso planeta, postei no meu blog - Quem somos – evolução da espécie, ou criação divina? http://ricbrsp.spaces.live.com/blog/cns!893BFD38051A572B!2527.entry

    ResponderExcluir
  3. Há outros posts em meu blog sobre o assunto, tmb.
    Recentemente agreguei mais informações sobre nós, nosso planeta e sistema solar, com certeza não foi um big bang como tentam explicar alguns.

    ResponderExcluir