terça-feira, 18 de maio de 2010

Segundas Intenções

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.

Amo o público, mas não o admiro. Como indivíduos, sim. Mas, como multidão, não passa de um monstro sem cabeça. ~Charles Chaplin

A mente humana é uma estrutura hiper complexa, a qual é objeto de inúmeros estudos buscando a sua compreensão.

Estudos realizados constataram que o ato de presentear alguém, tanto no sentido material quanto a nivel de fazer o bem, geram uma satisfação igual ou maior do que a de ser presenteado.

Porém a estrutura da sociedade em que vivemos faz com que as pessoas cada vez mais deixem de refletir sobre si mesmas, e vivam em um plano primário buscando incessantemente a sua felicidade através da conquista de bens materiais. Como bens materiais jamais deixarão o homem saciado, esta busca torna-se interminável, e as pessoas nunca estão satisfeitas. Tentamos explicar as razões de termos chegado a este ponto em posts anteriores do blog.

A mente humana é mais poderosa do que um super computador, principalmente na forma analítica em que processa as informações e busca soluções e caminhos para chegarmos aos nossos objetivos. Tanto no caminho do "bem", quanto no do "mal". Embora eu não costume utilizar estar palavras, vamos conceituar o "bem" como algo realizado em benefício de terceiros, e "mal" o contrário.

Em posts anteriores mostramos que a sociedade em que vivemos é essencialmente focada em metas definidas pelas classes dominantes e detentores do poder ao longo de sua história. O pessoa desde que nasce recebe por "osmose" informações que a levam a focar sua educação e vida na busca de sucesso, enriquecimento, poder, destaque, etc. A justificativa é que tais realizações a levariam a atingir a felicidade e plenitude, para si e seus descendentes. Assim são formadas as pessoas que irão um dia chegar ao poder e liderança, mantendo este modelo social.

Em uma sociedade constituida por milhões de pessoas, chegar ao poder não é algo simples. É claro que se um dia surgir alguém iluminado que toque o coração do povo sua ascensão pode vir a ser natural, mas em 99.9% dos casos tal situação não se aplica.

O indivíduo que foca sua existência na conquista e manutenção do poder e liderança, em geral abre mão de todos os valores e dignidade para atingir a seus objetivos.

Alguns países os quais são regidos por ditaduras, podem ser considerados como empresas privadas de seus governantes. Normalmente estes chegaram ao poder através da força.

Já em países supostamente democráticos, o processo é um pouco mais complexo porém o objetivo é o mesmo, ou seja, fazer do Estado a sua empresa enquanto durar o seu mandato de governo.

Para chegar ao poder é necessário ganhar o voto de milhares de pessoas, a princípio desconhecidas, colocando-se politicamente e moralmente acima de seus oponentes. Por este motivo as campanhas dos candidatos com maior chance de vitória costumam ser caríssimas. As verbas utilizadas nas campanhas em geral vêm dos próprios candidatos, e empresas que os apoiam. Em geral o valor gasto é muito superior ao somatório dos salários e benefícios que o indivíduo ganhará ao logo de todo o seu mandato. Sendo assim, muitos destes ao assumirem o poder consideram que estão no vermelho, endividados devido aos altos gastos de campanha, e devendo favores às empresas que os apoiaram.


O indivíduo considera que dado o altíssimo nível de "investimento" alocado, assim como o alto risco do "negócio", e a possibilidade de não mais vir a vencer futuras eleições, é necessário não só saldar as dívidas contraídas e favores prometidos, mas também ter um retorno substancial, garantindo a verba necessária para o financiamento de sua próxima campanha, ou quem sabe a sua aposentadoria.


No Brasil o poder executivo (presidente, governadores, prefeitos) depende do legislativo para governar. Ou seja, é desejável que suas leis sejam aprovadas prontamente quando necessário. Daí surgiu o chamado "mensalão", isto é, uma "bolsa" paga mensalmente pelo poder executivo à alguns membros do legislativo (deputados, vereadores, senadores) para assegurar que os seus projetos de lei fossem aprovados. Dado o descrito no parágrafo acima, será que o "mensalão" foi mesmo abolido ou ainda continua ativo em alguma esfera (nacional, estadual ou municipal) ?


Dependendo do nível de investimento para a chegada ao poder, associado aos custos necessários para a sua manutenção e o retorno desejado, torna-se necessário que o governante faça de tudo para aumentar a arrecadação do Estado. Desta forma ele poderá realizar mais projetos, estabelecendo parcerias com empresas que ofereçam vantagens, benefícios, e aos "menos honestos" presentes ou até mesmo comissões.


O descrito acima explica a obsessão do governo em aumentar a sua arrecadação através de impostos e leis punitivas visando a multagem de indivíduos.


Quando vocês verem matéria na TV utilizando apelo emocional, e sugerindo implicitamente a criação de alguma lei punitiva através de multas, pensem que por trás disso pode estar um trabalho de assessoria de imprensa do governo, visando convencer o povo da necessidade de tais medidas.


A verdadeira intenção é sempre o aumento da arrecadação. As justificativas primárias são apenas pretextos demagógicos, por mais claras que pareçam.


Existe solução ? Sim. Para chegarmos a uma solução é necessário aumentar o nivel de educação da população a ponto de compreender a verdade do contexto em que vivemos, aspirar por um mundo melhor e lutar intensamente por isso.

Nem tudo é o que parece ser...

"The world is not dangerous because of those who do harm but because of those who look at it without doing anything."  ~Albert Einstein

"If the structure does not permit dialogue the structure must be changed."

"The greatest humanistic and historical task of the oppressed: to liberate themselves..."

"Education either functions as an instrument which is used to facilitate integration of the younger generation into the logic of the present system and bring about conformity or it becomes the practice of freedom, the means by which men and women deal critically and creatively with reality and discover how to participate in the transformation of their world."
~Paulo Freire (Pedagogy of the Oppressed)

7 comentários:

  1. Perfeito o post amigo! Cabeça pensante! Congratulations my dear!
    /Summer

    ResponderExcluir
  2. Ter um nível alto de escolaridade não faz com que o indivíduo compreenda o trato político na totalidade. Para isso é necessário o querer ser comprometido com a politica. O querer entender seus processos.Hoje ,por associação, quem entra na política ou discute sobre ela é severamente ignorado, pois "politica é coisa pra ladrão".É o dito plano primário que você cita. Temos que investir na aproximação das pessoas com as políticas públicas e oreal signidicado de democracia. Estou orgulhosa de você!

    ResponderExcluir
  3. Os investimentos educacionais são feitos no alvo errado: formam-se doutores semi-alfabetizados, sem qualquer base escolar.

    Quando investirem em educação de base se formará novos cidadãos, mais capazes em discernir certo e errado.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí meu amigo, o saber não ocupa espaço e a cabeça não foi feita só para usar chapéu. Só a verdade liberta!

    Axé!

    ResponderExcluir
  5. Excelente!

    Gostei principalmente de quando você diz "Existe solução? Sim. Para chegarmos a uma solução é necessário aumentar o nivel de educação da população".

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu texto, tem tudo haver com o Brasil de hoje.
    Há alguns dados equivocados em relação ao "mensalão", esta forma de corrupção é a compra de partidos p/ o governo ter maioria no Congresso, visando alargar a base do governo, p/ garantir aprovação de suas matérias. Os valores pagos em espécie não vem dos impostos, é um dinheiro que não pode aparecer em nem uma contabilidade (caixa 2), nem do partido, nem do governo, geralmente tais recursos vem de contratos do governo com empresas prestadoras de serviço, o PT usou várias empresas de propaganda e marketing p/ obter tais recursos p/ o mensalão, com contratos pagos e jamais cumpridos.
    Para comprar parlamentares individuais, usam-se outras formas, como as emendas parlamentares do orçamento, por exemplo, alguns tem q ser comprados com dinheiro vivo, tmb, só que valores menores daqueles do mensalão (5 milhões), valores de mesma origem escusa, caixa 2. Com o mensalão aos partidos PT economizou, pois não precisou comprar parlamentares avulsos nas votações no congresso.
    Os valores recordes obtidos pela receita federal estão todos lá guardados, o Brasil nunca teve tanto dinheiro em caixa como hoje em dia, dai minha estranheza em não usar tais recursos, só p/ o pac, e agora p/ portos e aeroportos, a saúde e a educação com baixo investimento, a saúde encontra-se em coma profundo, mas o dinheiro está guardadinho intacto no Banco Central.

    ResponderExcluir