quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Homem e a Máquina


“A patriot must always be ready to defend his country against his government.” ~Edward Abbey

“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.”
 ~Albert Einstein

Há alguns anos atrás quando víamos filmes a respeito de um suposto futuro distante, muitos achavam que não passava de uma mera ficção científica. Mas aquele futuro se tornou o nosso presente.

Será que os escritores e produtores de filmes são visionários ? Ou na verdade através de suas ficções apresentam perspectivas de futuro concebidas por suas mentes criativas, as quais acabam se tornando ideias e "sugestões" para os grandes "players" e empresários do mercado desenvolverem e as tornarem reais. Na verdade não se pode generalizar e justificar o futuro com duas ou três frases, mas de fato existe uma tendência a qual podemos claramente constatar. A tecnologia tem sido criada pelo homem não apenas para melhorar as nossas vidas, mas também para nos controlar.

Como já abordei em posts anteriores, para os que acreditam na Bíblia está escrito no apocalipse que no fim dos tempos o homem chegaria a ponto de inserir um chip em sua pele, como uma carteira de identidade digital. Sem isso ele seria discriminado pela sociedade e não mais poderia vir a realizar diversas operações.

É claro que tudo isso pode ser justificado como um benefício para a sociedade. Mas vale a pena refletir um pouco, afinal este é o objetivo do meu blog.

Será que é mesmo razoável projetar um futuro em que o homem é absolutamente controlado digitalmente por outros homens através de dispositivos eletrônicos ? Se pararmos pra pensar este futuro já começou a existir.

Cada vez mais o governo tem utilizado computadores de alta capacidade de processamento para verificar se os cidadãos têm reportado com exatidão tudo aquilo que realizaram, compraram ou pagaram ao longo dos últimos anos. Caso seja verificada alguma inconsistência, o indivíduo é punido.

Mesmo andando pelas ruas situações similares ocorrem. Se nossos veículos ultrapassam linhas, se o ponteiro do velocímetro não está apontando para um número permitido, se o seu IPVA não foi pago no prazo, se sua carteira de motorista está vencida, se ainda não realizou a vistoria anual, ou até mesmo se comeu um bombom de chocolate com licor, você poderá ser punido, multado, ter o seu veículo apreendido ou até mesmo ser preso e processado. Já há iniciativas do governos visando também a punição de pedestres que venham a cometer atos "irregulares" ou "indesejáveis".

Muitos podem achar que tais medidas são benéficas à sociedade, mas estas pessoas deveriam refletir um pouco mais profundamente antes de chegar a tal conclusão.

Lembrem-se que a tendência é sempre piorar. Hoje em dia o controle está da forma citada acima. Mas como estará daqui a 10, 20, 50 anos... ?

Se o objetivo fosse algo construtivo de fato, o foco do governo seria o investimento na educação da população ao invés de punição e multagem. Podem dizer também que isto é utópico. Pode levar 10, 20 ou 50 anos, mas com certeza é possível.

Mas infelizmente o objetivo da maioria dos governantes é simplesmente arrecadar mais para beneficiar-se mais pessoalmente (quem quiser saber como ler o post anterior - "Segundas Intenções"). A prefeitura do Rio está chegando a ponto de investir na aquisição de aviões não tripulados (aeromodelos), controlados por controle remoto para monitorar a cidade, com o objetivo de coibir o recebimento de "propinas" pelos guardas e policiais, aumentando assim ainda mais a sua arrecadação.

É bom lembrar que a poucos anos, junto com a "Lei do Trânsito" foi criada a inútil guarda municipal. Além da grande maioria de seus membros não auxiliarem em nada na organização do trânsito nem na segurança da população, pelo contrário, o seu objetivo principal é apenas a multagem (tem metas de multas e são comissionados ?) e aumento da arrecadação da prefeitura. Além desta instituição ser inútil, ainda temos que pagar os seus custos, como cidadãos (se é que a mesma não é até lucrativa devido ao grande volume de multas que produz). O governo aprovou em congresso a criação desta guarda municipal. Será que o povo concorda com a sua existência ? Eu sinceramente acho que não... O povo brasileiro tem necessidades muito mais básicas como a saúde, educação e saneamento. Mas como investir nestas áreas não é tão lucrativo para o governo, sua prioridade fica bem abaixo do trânsito, que dá um retorno garantido. Por exemplo, a prefeitura do Rio teve em 2009 a maior arrecadação em multas de trânsito da sua história. Isto está trazendo benefícios para a população, ou para o prefeito ? O governo pode até apresentar diversas justificativas, mas não passam de meros pretextos apoiados pela mídia. O único e verdadeiro objetivo é o aumento de sua arrecadação.

O povo precisa tomar atitude para que a tendência de um futuro sombrio de sermos controlados absolutamente seja revertida. É preciso acreditar e lutar sem medo pelos nossos sonhos e ideais, independente se são aparentemente utópicos ou não, caso contrário em muito breve nossas vidas serão tais como apresentadas nos filmes de ficção científica. Lutando pelo bem comum da humanidade, o universo conspira em nosso favor. Várias fontes dizem que uma nova Era está para começar, onde haverá uma elevação espiritual da humanidade. Cabe a nós contribuirmos para este processo de evolução. Ou será mesmo necessário que haja uma catástrofe para que o homem seja capaz de perceber a absoluta inversão de valores no mundo em que vivemos...

A verdade por trás da Lei Seca.



“Individually, we are one drop. Together, we are an ocean.”
 ~Ryunosuke Satoro

“Must a government be too strong for the liberties of its people or too weak to maintain its own existence?” ~Abraham Lincoln

6 comentários:

  1. Gostei do teu Blog, muito interessante, conheça o meu, ainda estou nos primeiros posts.
    http://weberrg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Por que não se investe em educação básica? Porque criança não vota.
    E de que adianta o sistema de cotas e outras facilidades de avanço em vida acadêmica? Porque se formam ignorantes que conhecem somente o quadro que pintaram para si, mas não uma visão geral das coisas. É o novo eleitor de curral.

    Simples, se visto assim. Mas não simplista.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a idéia de que o homem está cada vez mais automatizado não sabendo lidar com as próprias emoções.Tudo em função dos avanços tecnológicos que cada vez mais nos afastam das relações presenciais e nos escravizam na compulsão do relacionamento virtual pois este não compromete,não cobra,não exige.Basta desligar e pronto.Tudo se refaz ,quantas vezes você quiser.É a vida do sonho,do encantamento e obviamente, a fuga da realidade.Isso pode desencadear memórias coletivas com a formação de paradigmas falsos,irreais,impossíveis de construir.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é revoltante a situação em que nós chegamos quanto ao controle da população usando ou não dispositivos tecnológicos. Lembrando que as religiões tem sido usadas dessa forma a séculos, e de uma forma ainda mais nefasta, pois faz as pessoas entrarem num mundo de medos e dogmas dos mais estranhos e que hoje em dia se sofisticou através de vigilância de todo o tipo.
    A crise é de valores basicos, e acho que não tem sistema e nem tecnologia que de jeito nisso de verdade. Pode-se criar paliativos, prender pessoas, punir esse e aquele, mas estaremos apenas perpetuando o problema. Pra mim o foco principal deveria ser o do auto-conhecimento, isto é, para sair do controle feito por outros, as pessoas deveriam buscar se conhecer melhor, com humildade, pois é resolvendo nossos proprios defeitos, medos e entendendo melhor nossos egos, é que conseguiremos nos controlar de verdade e assim conseguir se libertar dos outros mecanismos de controle que estão por ai. Isso trás compaixão, paz, e clareza das percepções. Assim todo o resto começa a se resolver. Dai vem a verdadeira liberdade.

    ResponderExcluir
  5. Nós que elegemos estes políticos, culpa é toda nossa, pois eles eram assim antes de votarmos neles.
    Após o a tentado de 11 de setembro postei em meu blog um artigo que falei sobre esta lógica evolução, e confirmando o último livro da Bíblia, onde todos vamos ser numerados.
    Os EUA já está fazendo isto há alguns anos, cadastrando e fazendo um ficha de todos os estrangeiros que pedem visto, com objetivo de toda a humanidade num cadastro único, e só assim ter contrôle maior de suas fronteiras e evitar novos ataques terroristas deste tipo, pois poderá saber onde cada um está sob a face da terra. Já foi dado início.
    Tmb, explorei em outro post estas previsões do filme star treck, jornada nas estrelas, que boa parte das coisa lá exibidas hoje já é realidade como o celular. Nasa tenta desenvolver propulsão por fótons, como sugere a série, só o tele transporte que estamos longe, de resto tudo vem se confirmando, tornando-se real a imaginação expressa naquele seriado muito antigo dos anos 60. Fico matutando que imaginação daquele povo, heim...

    ResponderExcluir
  6. Certamente vigiar e punir não é a solução. Já estão chamano o cadastro único, com muita propriedade de CU. E você vai ter que dar ele sempre que pedirem... A única saída é o voto direto, enquanto ele existe; porque já desenham uma reforma uma política, para que as eleições majoritárias sejam indiretas, mais ou menos como é nos EUA.

    Pelo amor de Deus! Votem com consciência, escolham os melhores e não os 'menos piores'. Se o seu candidato ou candidata não vencer as eleições, sem problema, ao menos você vai dormir com a consciência tranquila.

    Votar nas pessoas certas não é tudo, todos precisamos unir forças, abraçar causas, usar todo nosso conhecimento para persuadir as pessoas menos esclarecidas a votarem da mesma forma que nós. Acreditem!!! Juntos podemos mudar o mundo e alterar esse futuro tragico que se anuncia, parecido com o descrito por George Orwell em 1984.

    LIBERDADE <> IGUALDADE <> FRATERNIDADE! ATRAVÉS DA UNIDADE!

    ResponderExcluir