quinta-feira, 29 de maio de 2014

Obstáculos


Pairando pelas trilhas marcadas no passado, vou traçando novos caminhos que levam até um futuro. Um futuro que está apenas a um espaço de tempo infinitesimal do presente.

O presente, passado e futuro se fundem em um universo dinâmico. Mesmo o passado, é dinâmico quanto a sua interpretação. Os momentos que já se foram podem ser vistos hoje com uma ótica totalmente diferente da impressão que tivemos até o dia de ontem. Até aqueles fatos que nos marcaram bem forte, mesmo que negativamente, podem ter contribuído para a formação do seu Eu atual, mais vivo e fortalecido, ou não.

A dificuldade maior está sempre em entender a si próprio, exatamente o que sente e onde quer chegar. Mas normalmente a resposta para isso não é nem um pouco trivial. Mesmo que hoje se tenha uma resposta, amanhã já é outro dia, e tudo pode parecer diferente ao acordar. As opções, os seus respectivos pesos, sua disposição, determinação e emoções. Projetar um futuro distante para aspectos não racionais da vida não irá funcionar na maior parte dos casos.

A interpretação dos obstáculos que enfrentamos pode ser muito variável. Mesmo a forma de encará-los depende de cada um, seja como uma necessidade de provação, a batalha do dia a dia, ou mesmo algo completamente arbitrário e falta de sorte. Muitas vezes aquilo que temos de bom acaba sendo esquecido e só é lembrado quando perdemos. Isto porque o ser humano tem uma tendência a estar sempre insatisfeito com sua situação, e passa a querer algo mais para preenchê-lo. Na visão de terceiros sua vida pode parecer perfeita, mas ainda assim a pessoa tende a procurar por aspectos cada vez mais ínfimos para incomodá-la ao invés de simplesmente assumir e vivenciar a plenitude. Deve-se tentar descartar os sentimentos ruins o mais breve possivel para minimizar sua auto destruição interna e afastamento da felicidade.

Se prestarmos atenção no que está ao nosso redor iremos perceber que várias opções e perspectivas de vida sempre nos são apresentadas. Mas cabe a nós fazermos a nossa parte e decidirmos o caminho, e desvios. Em momentos quando tudo parecer perdido sempre surgirá uma mão para te reerguer. Para tal precisamos dar oportunidade para que nossos instintos e sensibilidade fluam livremente, caso contrário iremos sempre acabar fechados e torturados por nós mesmos em prisões psicológicas.

Quando na sua frente surgir uma luz brilhante que recarregue suas energias e te de motivos para prosseguir não deixe que ela se apague. Mantenha-a sempre viva bem próxima de você.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Despertar



As horas passam, com elas os dias, os meses, os anos, a vida... E depois, haverá uma segunda vida ? Uma nova chance ?

Afirmar se haverá uma segunda vida ou não foge do nosso alcance. Mas mesmo que haja, você e o cenário serão outros.

Na conjuntura em que vivemos a tendência é estabelecermos uma rotina que passará a ocupar a maior parte do nosso tempo, e em alguns casos a sua totalidade. Assim o tempo passa e o indivíduo nem sente. As vezes para e nota que o passado parece estar muito próximo do presente. Isso significa que poucas experiências relevantes foram vivenciadas de verdade neste intervalo de tempo.

Os dias estavam passando, um após o outro. Pequenas turbulências sempre surgiam para quebrar a rotina. Mas um dia até essas turbulências passaram a fazer parte da rotina. E o tempo continuou a correr. O contexto em que a pessoa vive a faz acreditar que aquela é a sua realidade, e acaba se convencendo ou conformando que assim será talvez até para sempre. Para tal ela começa a procurar os aspectos positivos da sua vida atual, e neles se ancora para justificar a sua escolha.

Um dia ou outro o nosso inconsciente fala um pouco mais alto e nos pergunta: Estamos realmente felizes ? A nossa vida continua vibrante e cheia de emoções ? O nosso coração continua batendo forte ? Quantos % do tempo sentimos que estamos vivos intensamente ?

Mas ainda assim continuamos no nosso dia a dia. E o tempo continua a passar...

Era um dia como outro qualquer quando tudo aconteceu. De repente me vi no meio de uma explosão. Tentei proteger a mim e à minha vida com tudo que pude, mas dessa vez não consegui reparar todos os danos. Minha vida continuou, mas minha mente não. A explosão me fez despertar para um novo mundo. Depois disso nada mais poderia voltar a ser como antes. Tudo mudou de cor. O branco ficou mais branco, o preto mais preto, e as cores mais vivas.

De repente passam a surgir opções, novos caminhos e perspectivas. Mas acima de tudo o importante é sentir-se vivo, a cada dia, emocionar-se, permitir que a nossa mente esteja sempre aberta de forma a absorver as experiências e emoções que surgirem, sem medo. Sejam politicamente corretas ou incorretas, não importa. O que mais vale é apenas viver e ser feliz, a qualquer custo. Diversas situações passarão diante de nós. O universo sempre irá conspirar em nosso favor trazendo aquilo que realmente desejamos. Então muitas coisas que estão marcadas dentro de nós mais cedo ou mais tarde poderão aparecer em nossas vidas.

Neste momento não podemos simplesmente deixar passar e nos sufocarmos.