quarta-feira, 16 de março de 2011

Devaneios


Em uma cidade perdida lá estava ela em sua pequena casa, andando de um lado para o outro. No meio do tédio ela liga a TV em busca de uma distração para tirá-la daquele estado.

"Terremotos arrasam o Japão. Tsunami atinge o nordeste do continente. Explosão em reator de usina nuclear. Elementos radioativos espalham-se pelo ar..." "Aumenta a criminalidade no Rio de Janeiro." "O polo magnético da Terra está se deslocando cada vez mais rápido na direção da Rússia."

Aquele tédio transforma-se em um sentimento de tristeza e angústia, levando-a a concluir que 21.12.2012 seria mesmo a data do fim do mundo, e que logo chegaria.

A mente humana funciona como um super computador, o qual recebe estímulos externos de tudo que está ao seu redor. Como resposta a estes estímulos surgem os sentimentos, que transcendem o racional. Desta forma, um estímulo pode gerar um sentimento, que poderá liberar substâncias no organismo que levarão a novos estímulos, e sentimentos e assim por diante.

Através de estudos realizados por psicólogos, afirma-se que a personalidade do indivíduo torna-se quase que determinada aos 7 anos de idade. A partir daí as mudanças tornam-se mais difíceis, e quando ocorrem vêm da interação do indivíduo com o meio em que vive, e que nem sempre trazem benefícios. As experiências vivenciadas pelo individuo quando criança deixarão marcas para sempre.

O ser humano nasce com uma essência e instintos, que através de seus primeiros contatos com o mundo irão construindo o seu "Eu", com seus respectivos "algorítmos" de avaliação e mecanismos de defesa.

A mente e o corpo funcionam como uma só unidade. O cérebro possui a função de controlar, porém suas ações geram reações do corpo, que por sua vez realimentam o cérebro para decidir as próximas ações.

A química associada ao corpo de cada pessoa libera diferentes proporções de substâncias que poderão atuar no cérebro e influenciar no seu comportamento. Da mesma forma, pensamentos, sentimentos ou a administração direta de substâncias também influenciam neste processo.

Observa-se assim que o modelo extremamente complexo construído em nossas mentes desde o nascimento, associado à química inerente ao nosso corpo irão determinar a nossa saúde mental.

Dentro da conjuntura atual e o modelo de sociedade em que vivemos, o homem tende a ser fruto deste contexto. Somos levados a viver uma vida baseada nos preceitos sociais e religiosos implantados em nossas mentes desde os nossos primeiros anos de existência. Tais regras e modelo de vida acabam por tornar-se como axiomas, imutáveis e inquestionáveis para grande parte da população. Desta forma, as regras a que somos submetidos buscam enquadrar-nos e aprisionar-nos à conjuntura, trabalhando como servos para alimentá-la mantê-la em funcionamento.

Quando somos crianças, a alegria está sempre presente em nossas vidas. À medida que crescemos, ela vai se afastando pouco a pouco, e acaba por tornar-se ocasional. Podemos tentar sugerir como alguns causadores desta mudança, a submissão ao modelo artificial de sociedade que a conjuntura nos impõe, que junto com a religião através de seus dogmas e proibições vão privando grande parte da liberdade que foi concedida ao homem através do seu nascimento, a limitação das opções de vida (o que fazer ?), assim como as marcas que vão surgindo no decorrer da nossa existência.

Afinal, o que nos torna tristes, com tédio, desânimo, depressivos ou pessimistas com relação à vida ? Os psiquiatras dizem que a depressão que é considerada uma das doenças do século e atinge um percentual elevado da população mundial é causada pela ausência de substâncias no corpo, e que pode ser resolvida com a administração de medicamentos. Mas será essa alteração química apenas uma deficiência fisiológica, uma falha de projeto do ser humano, ou uma consequência de tudo que foi mencionado acima e algo mais ?

Não existe uma resposta cientificamente comprovada para esta questão. Porém não existe uma corrente social a favor da liberdade, felicidade e alegria. Pelo contrário, o que vemos é uma midia com 99% de suas notícias envolvendo desgraça, roubo, assassinatos ou mesmo dando pretextos ao governo para justificar suas medidas hipócritas e repressivas.

Sentimentos ou pensamentos ruins geram uma energia negativa, a qual irá levar a outros pensamentos ruins e assim por diante. Desta forma, por exemplo quando assistimos a um noticiário de uma emissora de TV com grande audiência, considerando que 99% de suas noticias são ruins, naquele intervalo de tempo inúmeras pessoas canalizaram energia negativa.

Para reverter este quadro aparentemente sombrio é importante iniciarmos um processo de mudança. É necessário acreditar que é possível, e ao invés de alimentar sementes pessimistas temos que plantar e cultivar correntes positivas. Quando focamos em algo ruim, a tendência é entrarmos em um espiral de pensamentos negativos que vão nos levando a um poço sem fim, até atingirmos um estado depressivo. Tendo esta consciência, devemos procurar evitar entrar neste espiral, sempre buscando soluções ou alternativas, mesmo que seja algo simples como: "amanhã será um novo dia...", e a vida continua. Enquanto há vida, há esperança. Se recebemos esta oportunidade de viver, que a façamos intensamente, com amor, fé, liberdade e perseverança. É acreditando que poderemos juntos construir um mundo melhor. Mais justo, coerente, livre, e alimentado por amor e harmonia entre os homens.


“Anyone who trades liberty for security deserves neither liberty nor security.” ~Benjamin Franklin

“Individually, we are one drop. Together, we are an ocean.” ~Ryunosuke Satoro

quinta-feira, 10 de março de 2011

Prá Dizer Adeus - Titãs

Você apareceu do nada
E você mexeu demais comigo
Não quero ser só mais um amigo
Você nunca me viu sozinho
E você nunca me ouviu chorar
Não dá prá imaginar quando
É cedo ou tarde demais
Prá dizer adeus
Prá dizer jamais
Às vezes fico assim pensando
Essa distância é tão ruim
Porque você não vem prá mim?
Eu já fiquei tão mal sozinho
Eu já tentei, eu quis chamar
Não dá prá imaginar quando
É cedo ou tarde demais
Prá dizer adeus
Prá dizer jamais
Eu já fiquei tão mal sozinho
Eu já tentei, eu quis...
Não dá prá imaginar quando
É cedo ou tarde demais
Prá dizer adeus
Prá dizer jamais
É cedo ou tarde demais...





Composição: Tony Belotto

quinta-feira, 3 de março de 2011

Adeus Viola...


Ontem mais um amigo e pai de família foi assassinado nas ruas do Rio de Janeiro, desta vez durante um assalto em Ipanema, na zona sul da cidade.

O foco do governo e prefeitura não é proteger a população de crimes, colocando inclusive a inútil guarda municipal que só serve para nos agredir, multar e extorquir para fazer algo decente, mas criar blitz para a repressão e multagem de motoristas a fim de aumentar a arrecadação. Só não ve quem não quer.

O Rio de hoje, com a máscara de uma cidade bonita e bem cuidada, está pior do que sempre esteve. As autoridades além de continuarem fazendo pouco caso para a segurança pública, entupiram o Rio de fiscalização e Blitz para a multagem e punição de cidadãos, através de uma operação hipócrita e fascista denominada "Choque de Ordem".

A prefeitura investiu em homens-câmera para prender quem faz xixi na rua.

Civis tem sido desapropriados pela prefeitura sem receber indenização. A minha empregada por exemplo acordou com tratores em sua porta para derrubar a sua casa e a de dezenas de famílias. Quem se recusasse a sair de casa ou reagisse era retirado com violência pela polícia e guarda municipal, a qual ameaçava de derrubar as casas com as pessoas dentro.

Camelôs tem sido frequentemente agredidos, perseguidos e roubados pela guarda municipal.

Somos quase que diariamente abordados, extorquidos e roubados através de blitz e multagem, enquanto os verdadeiros criminosos ficam livres por ai nos assaltando e matando impunemente.

A cada vez que chove um pouco mais a população sofre com enchentes e desabamentos.

Muitas pessoas acham que está tudo ótimo e progredindo, até serem assaltadas ou terem amigos ou familiares  assassinados. É tudo uma enganação. O governo não está nem ai para o povo, mas apenas para criar mecanismos de aumentar impostos, multas e afins para enriquecerem cada vez mais. Quem acha que o governo faz tudo isso para o bem do povo deve acreditar em contos de fadas.

E o povo continua omisso, passivo e votando nos mesmos caras.

Quem quiser mais informação sobre o assalto aqui vai o  >> link <<

Indústria da Multa - Eu NÃO Aprovo! >> link <<

A Revolução árabe e a revolução Tupiniquim >> link <<


"If the structure does not permit dialogue the structure must be changed." ~Paulo Freire

"The world is not dangerous because of those who do harm but because of those who look at it without doing anything." ~Albert Einstein

terça-feira, 1 de março de 2011

Segurança x Liberdade


Nascemos. Um bebê vem ao mundo com a sua mente pura e límpida. Sua sobrevivência depende exclusivamente da mãe e de seus instintos básicos. Desde os primeiros dias de vida observa-se que o bebê é puro amor, carinho e alegria, sua mente é totalmente livre e sem medo de demonstrar sentimentos.

Crescemos. Com o passar dos anos o bebê torna-se uma criança. Aprende a falar, e começa a compreender o mundo que o cerca.

Desde cedo, a criança é educada e preparada para sobreviver e subsistir no mundo que a espera. Na sociedade ocidental geralmente aprende-se que para vencer na vida é necessário ganhar dinheiro, ser um homem de poderes e de sucesso, para assim poder conquistar os bens que aspira.

Sem perceber, aquele amor e alegria que com ele nasce começam a apagar-se, substituídos pela insaciável e infindável ambição por conquistas materiais. A liberdade de viver e pensar inerente ao ser humano começa a desaparecer gradativamente à medida que o indivíduo vai entregando-se à missão a que foi incumbido, adaptando-se ao modelo de vida projetado pelos mentores da sociedade contemporânea para a garantia da sua continuidade.

Embora para nós hoje em dia pareça ser tudo muito óbvio, correto e natural, os conceitos associados ao modelo desta sociedade à que somos submetidos divergem dos instintos naturais e elementares do ser humano.

A natureza animal aliada à complexa mente humana nos fornece instintos de sobrevivência. Como os bens materiais são limitados, o homem passa a disputar os recursos existentes com os seus semelhantes. O processo de adaptação à este modelo e o tipo de vida ao qual muitas pessoas acabam submetidas podem levar a seqüelas, muitas vezes originadas através de mecanismos de defesa desenvolvidos em suas mentes. Podemos citar alguns exemplos tais como o tédio, a depressão, a violência, diversos transtornos psicanalíticos, entre outros.

Com os problemas acima sem solução, e como a sociedade precisa ser preservada, tornou-se necessária a criação de instituições com o objetivo de reprimir as ações de indivíduos que apresentem conduta em desacordo com o modelo, limitando cada vez mais a liberdade da população como um todo.

Aproveitando este contexto, os líderes passam a criar mecanismos de repressão e punição que ao invés de procurar simplesmente educar a população, estabelecem multas cuja finalidade principal é inflar os cofres públicos. Com mais recursos disponíveis, o líderes têm a possibilidade de desenvolver mais projetos, e por conseguinte criar mecanismos que direta ou indiretamente os tragam vantagens pessoais.

A conclusão deste tema não é simplória, mas cabe uma breve reflexão:

O homem vive em um contexto contrário à sua natureza, mas é forçado a adaptar-se a ele.
Este modelo priva-o de sua liberdade essencial a qual lhe foi concedida ao nascer.
A perda da liberdade leva o homem ao sofrimento, consciente ou inconsciente, ou mesmo a contrair problemas psíquicos.
A subsistência da sociedade depende da submissão de todos às suas regras.
Os governantes aproveitam-se do poder para definirem leis mascaradas por objetivos de dar maior segurança ao povo, mas cujos verdadeiros fins são gerar benefícios próprios, através de mecanismos de punição e multagem à população.

Anyone who trades liberty for security deserves neither liberty nor security.” 
~Benjamin Franklin