terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pegadas na Areia


Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.

Para cada cena que passava, percebi pegadas na areia;
Uma era minha e a outra do Senhor.

Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para as pegadas na areia,

Notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
da minha vida.

Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que,
uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo, todo o caminho,
- Mas notei que nos momentos das maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
- Não compreendo...
Por que nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixastes?

O Senhor respondeu :
- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí que



Eu te carreguei em meus braços...



domingo, 24 de outubro de 2010

Certo ou Errado ?

Desde o instante em que a raça humana começou a ter consciência da sua existência, com o surgimento dos primeiros conceitos de civilização nos deparamos com algumas dualidades que persistem até os dias de hoje: O bem e o mal; o certo e o errado; ser ou não ser…

As pessoas desde que nascem são catequizadas e educadas de forma a se adequarem aos conceitos e padrões sociais, religiosos e morais estabelecidos pelo meio em que vivem. O objetivo de tudo isto é fazer com que haja alguma harmonia comunitária, garantindo assim um bem estar e respeito coletivo com os seus semelhantes.

Considerando o baixo nível de evolução mental e espiritual da espécie humana, uma sociedade sem leis seria no mínimo caótica. Os instintos mais elementares que retornam o homem à sua natureza animal seriam libertados. Amostras deste cenário são freqüentemente apresentadas em filmes de ficção em perspectivas de um futuro sombrio após suposta guerra mundial ou desastre planetário.

Desta forma, desde os primórdios o homem passou a se organizar em grupos, com seus respectivos líderes, os quais naturalmente tendem a definir as leis que regulam o comportamento da massa.

Para que a massa se submeta às leis definidas pelos líderes e assim abrindo mão da sua liberdade, é necessário que haja algum tipo de convencimento, seja através da força, ou pela fé de que as seguindo o indivíduo terá algum benefício (religioso, econômico ou social) que justifique a submissão.

Com o passar dos tempos, as leis tanto de caráter social ou religioso passam a se integrarem nas raízes da sociedade, de forma que os indivíduos desde que nascem tendem a serem educados a aceitá-las como a Verdade. São inoculados temores das conseqüências do não cumprimento das leis (punições, multas, prisão, condenação religiosa, juízo final, ir para o inferno, etc.). Desta forma, ao se tornarem adultos grande parte dos indivíduos tendem a aceitarem naturalmente, "por osmose", a conjuntura a que são submetidos, sem maiores questionamentos.

Os conceitos de "bem ou mal", "certo ou errado", "bom ou ruim", são normalmente avaliados através de uma ótica tendenciosa, baseada em premissas particulares definidas pela conjuntura em que vivemos.

É muito importante que as pessoas abram as suas mentes. Nem tudo é o que parece ser. O que para uns pode parecer muito óbvio, para outros não faz o menor sentido. A Verdade absoluta pode até existir, mas certamente ainda não faz parte do conhecimento do Homem.

Quem chegou até esta parte do texto pode estar questionando: "Onde o autor pretende chegar com este texto filosófico e aparentemente inútil ?"

Vou responder a esta pergunta com um vídeo do Arnaldo Jabor, que faz uma excelente e claríssima reflexão sobre este tema: