quarta-feira, 31 de março de 2010

A Matrix

A Matrix é uma das maiores metáforas de todos os tempos. Máquinas inventadas para fazer a vida humana mais fácil acabam escravizando a humanidade. Este é o mais comum dos temas em ficção científica distópica.

Por que este medo é tão universal, tão persuasivo ? Será por que nós realmente acreditamos que a nossa torradeira e o nosso notebook vão acabar como nossos senhores mecânicos ? Claro que não. Este não é um futuro que tememos, mas um passado que já estamos vivendo.

Supostamente, governos foram inventados para tornar nossa vida mais fácil e segura, mas os governos sempre acabam escravizando a humanidade. Aquilo que criamos para "nos servir" acaba nos dominando.

Veja a continuação no video a seguir:

A Crise...

Ao invés de tentar explicar a crise econômica dos últimos anos, irei postar um video que a explica de forma muito mais agradável. Ele demonstra que a teoria vigente no mundo da economia (Keynes) está furada.

Aqui vão uns links com textos para reflexão:

O apriorismo de Mises contra o relativismo na ciência econômica

Artigos para se entender a crise

O problema com as favelas do Rio é o excesso de estado

Uma sociedade de criminosos

sábado, 27 de março de 2010

Chegando aos dias de hoje

Tentei com os posts anteriores apresentar um super resumo da "evolução" da sociedade, iniciando na pré história e passando por alguns dos principais fatos que marcaram a nossa história.

Resolvi parar por aqui de escrever história, já que este não é o propósito deste blog. Não abordei importantes fatos tais como a segunda guerra mundial, a revolução bolchevista da Rússia, o surgimento do comunismo em antagonismo ao capitalismo, a guerra fria, etc...

Quaisquer estruturas de governo e sociedade estabelecidas tendem a repetir as mesmas diretrizes - os grupos dominantes acabam por implantar suas ideias e obter maiores privilégios.

O próprio comunismo, que surgiu como uma "doutrina" moderna fundada por Karl Marx pregando a igualdade entre os homens e fim da propriedade privada, quando foi implantado ficou demonstrado que era utópico. Mesmo os regimes comunistas teriam governos e grupos detentores do poder. Sendo o governo, o qual é composto por homens, o proprietário de todos os bens do Estado, acaba por tornar os grupos dominantes ainda mais poderosos e absolutos. Alguns países tentaram manter o regime comunista por intermédio da força e opressão. Mas mesmo assim, o comunismo não conseguiu se sustentar no mundo moderno. Pouco a pouco os países que optaram pelo comunismo vêm cedendo e substituindo o regime de governo.

No decorrer dos próximos posts poderei retornar a citar acontecimentos históricos, mas nosso foco a partir de agora não será mais este.

Imagine...

Imagine
John Lennon

Imagine there's no heaven,          Imagine que não haja paraíso,
It's easy if you try,               É fácil se você tentar,
No hell below us,                   Nenhum inferno abaixo de nós,
Above us only sky,                  Sobre nós apenas o céu,
Imagine all the people              Imagine todas as pessoas
living for today...                 vivendo pelo dia de hoje...


Imagine there's no countries,       Imagine que não existam países,
It isn't hard to do,                Não é dificil imaginar,
Nothing to kill or die for,         Nada porque matar ou porque morrer,
No religion too,                    Sem nenhuma religião também,
Imagine all the people              Imagine todas as pessoas
living life in peace...             vivendo a vida em paz...


Imagine no possessions,             Imagine nenhuma propriedade,
I wonder if you can,                Eu gostaria se você conseguisse,
No need for greed or hunger,        Sem necessidade de ganância ou fome,
A brotherhood of man,               Uma fraternidade de homens,
Imagine all the people              Imagine todas as pessoas
sharing all the world...            compartilhando todo o mundo...


You may say i'm a dreamer,          Você pode dizer que sou um sonhador,
But i'm not the only one,           Mas não sou o único,
I hope some day you'll join us,     Eu espero que um dia você junte-se a nós,
And the world will live as one.     E o mundo viverá como um só.

quarta-feira, 10 de março de 2010

A "Evolução" da Sociedade

Vamos focar nossa discussão em torno da história da Europa, a qual está diretamente relacionada com a evolução da sociedade ocidental.

Numa divisão esquemática, a História da Europa pode ser dividida em quatro "eras": a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

A Idade Antiga, ou Antiguidade, foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e início da Idade Média (século V). Neste período verificamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, coexistem com outras civilizações, escrevendo sobre elas. Como já foi abordado em posts anteriores, após a pré-história grupos situados em diferentes regiões acabaram por compor diferentes civilizações.

O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, ter-se-ia iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (em 476 d. C.), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (em 1453 d.C.). Com a invasão dos povos bárbaros em Roma, as pessoas foram para o campo, onde estariam mais seguras. Os grandes proprietários então, construíram castelos com grandes muralhas e segurança para se protegerem dos bárbaros. Surge então a relação suserano / vassalo. O rei é o maior de todos os suseranos, sendo que todos os senhores feudais do reino e seus respectivos vassalos, são vassalos do rei ("o vassalo de meu vassalo é meu vassalo"). Este sistema político, social e econômico predominante chamou-se de feudalismo.

A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789 (queda da bastilha). A Idade moderna caracteriza-se pelo crescimento do comércio em relação ao uso da terra. Começaram a se formar cidades onde onde artesãos e comerciantes passaram a emergir como força econômica, iniciando o processo de surgimento da burguesia. A cidade burguesa, incompatível com o feudo, oferecia boas chances de lucro e atrativos do comércio. O castelo, o qual era de grande importância na Idade Média, vai perdendo sua importância. oferecia. A transição da Idade Média para a Moderna é marcada pelo aparecimento do capitalismo. O progresso comercial e urbano, a burguesia, o artesanato, as feiras, as rotas terrestres e marítimas deram ao rei a certeza de que, se ele não aceitasse o comércio e se aliasse aos burgueses, certamente não teria sucesso financeiro. Surge então a aliança rei-burguesia, caracterizando então o início do sistema capitalista. Passam a se fortalecer conceitos que até então não existiam ou não eram tão relevantes: produção voltada para os mercados, relações monetárias, sistema focado na obtenção de lucro, acúmulo de capitais, relações assalariadas de produção.

A Idade Contemporânea é o período atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa com a queda da bastilha em 14 de julho de 1789. Um conjunto de avanços tecnológicos caracterizou a Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII na Inglaterra. Estes avanços acarretaram em mudanças no processo produtivo, a nível social, econômico e político. A era agrícola foi superada, máquinas passaram a substituir o trabalho humano, surge uma nova relação entre capital e trabalho, e novas formas de relação entre nações. O capitalismo passa a ser o sistema econômico vigente. A idéia seria que a partir daí a civilização iria progredindo, com os avanços e novos conhecimentos adquiridos. Correntes filosóficas marcaram o início desta época, principalmente o iluminismo, sintetizando diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e religiosas. Um novo conceito de sociedade estaria se formando, com muitas expectativas e otimismo.

Com a evolução de todo este processo, as potências mundiais industrializadas que surgiram até então passam a disputar por novas áreas para colonizar, e aumentar o mercado para os produtos por elas produzidos. Com esta disputa cada vez maior passa a surgir um crescente espírito armamentista, que culminou em 1914 com a Primeira Guerra Mundial.

segunda-feira, 1 de março de 2010

A Religião e o Poder

Como já dito anteriormente, a religião sempre foi uma importante aliada, ou possível oposição ao governo vigente.

Após o nascimento de Cristo, com seus sábios ensinamentos, começou a surgir uma nova força emergente dentro do império romano - o Cristianismo. O imperador tentando não se opor ao povo, e pressionado pelos fariseus, procurou de todas as formas diminuir Cristo diante de si. Após diversas articulações acabou por conseguir a crucificação de Jesus, através de Pôncio Pilatos. Após sua morte (e ressurreição), o cristianismo passa a ganhar ainda mais força no império. No início ainda combatido, mas em 325 DC em incessante crescimento, Roma passou a estar dividida e em guerra entre pagãos e cristãos. O imperador Constantino sentindo este crescimento, resolveu então unificar Roma sob uma unica religião - o Cristianismo, eliminando o culto pagão.

A partir daí começa a surgir uma grande força religiosa e política no mundo - a igreja católica, comandada pelo seu Papa.

No Concílio de Roma em 382 DC, o Papa Dâmaso I montaria a primeira lista de livros da Bíblia. Os textos originais em grego e hebraico foram traduzidos por São Jerónimo para o latim. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina. Havia muita divergência sobre os textos bíblicos que seriam aceitos pelos cristãos. Em 1546, o Concílio de Trento  declara que é a unica Bíblia autêntica e oficial no rito latino da Igreja Católica.

Os cristãos acreditam que os homens que escreveram a Bíblia foram inspirados por Deus, considerando-a como a Escritura Sagrada. Porém nem todos os seguidores da Bíblia a interpretam ao pé da letra. Muitos consideram que diversos textos são metafóricos, ou que faziam sentido no momento histórico em que foram escritos, perdendo seu sentido no contexto atual.

Há quem considere que a Igreja Católica na montagem da Bíblia, selecionou os livros que melhor se encaixavam para a construção de um modelo ideal de sociedade, segundo os seus princípios.

Igreja Católica cresceu tanto que ganhou seu próprio Estado (Tratado de Latrão), e definiu suas leis dentro da conjuntura sócio-política criada.


Para combater supostas heresias, feitiçarias, bigamias, ou quaisquer tendências que fossem divergentes dos ideais católicos, em 1183 surgiu a idéia da criação do Tribunal da Inquisição. Estes eram instalados quando surgiam vestígios de alguma heresia, a fim de eliminá-la.


Mais tarde, outros Estados pediram ao Papa autorização para a instalação de Inquisições locais, com o objetivo de consolidar seu poder, utilizando pretextos religiosos para reprimir a movimentos contrários aos seus interesses.


Outro importante acontecimento histórico que procura justificar a guerra e conquista territorial com motivos religiosos foram as Cruzadas.


Desde então, a Igreja Católica passa a participar na realização de mudanças estruturais na sociedade. Algumas delas se tornaram tão naturais a nossos olhos, que em primeira vista parece que sempre existiram. Veja um exemplo no link a seguir.


http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/casamento_uma_invencao_crista.html